Document details

O perfil informacional do estudante à entrada do Ensino Superior: o caso do Instítuto Politécnico de Castelo Branco

Author(s): Rodrigues, Maria Eduarda Soares Monteiro Pereira Nogueira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9109

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): biblioteca do ensino superior; perfil de utilizador; literacia da informação; estudos de utilizador


Description

Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB. Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS. Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet. O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão. ; ### ABSTRACT The aim of the present work was to study first year students’ profile of the Polytechnic Institute of Castelo Branco - Portugal. A survey questionnaire was administered and completed by first year undergraduate students in the academic year 2010-2011. The data collected was analysed using SPSS (mean, standard deviation, Chi square, Pearson correlation). The results obtained show that most students are female, aged between 19 and 24, use either the school library or local library and have laptops. They also use social networks (mostly Facebook and Hi5), the Internet to do academic work, Google and Wikipedia. Moreover, they consider that training in library use is not needed and prefer to have Internet access at the library. This study may contribute to improve the relationship between library users and the library and it is also expected that this study may have a considerable impact at management level. Key-words – academic library, library user profile, information literacy, library user studies

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo