Document details

Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré - Escolar realizada por Ana Rita Espada no Centro de Atividade Infantil de Évora- CAIE

Author(s): Espada, Ana Rita Pereira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9950

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): High Scope; crianças; aprendizagem activa; brincadeira; interacções; rotinas


Description

Este relatório de estágio serve para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Universidade de Évora no ano lectivo de 2010-2011. O estágio foi desenvolvido no Centro de Actividade Infantil de Évora, em Creche e jardim-de-infância. O relatório assenta na minha prática tendo diferentes componentes: caracterização da instituição cooperante e dos dois grupos de crianças; a concepção educativa nomeadamente o modelo High Scope; organização do espaço e materiais; o valor da rotina como suporte ao adulto e criança; aspectos ligados à minha intervenção na PES: a observação como base para a planificação, o processo de planear-fazer-rever e a brincadeira com as crianças como fonte de aprendizagem; suportes de investigação: os diários, as observações das crianças, o Perfil de Implementação do Programa e ainda um estudo sobre as actividades desenvolvidas em creche.Palavras-chave: High Scope, crianças, aprendizagem activa, brincadeira, interacções,rotinas ;Abstract This internship report is to present the work developed along the Supervised Teaching Practice, in the Master of Education in Preschool, in the University of Évora in the school year of 2010-2011. The traineeship was developed in the Child Activity Center of Évora, in Nursery and kindergarten. The report is based on my practice having different components: characterization of the cooperating institution and the two groups of children; the education conception particularly “High Scope” model; organization of space and materials; The routine value as support to the adult and child; aspects of my intervention in “PES”: observation as a basis for planning, the process of plan-do-review and play with children as a source of learning; research supports: the diaries, observations of children, Profile of Program Implementation and also a study of the activities developed in the nursery. Key-words:High Scope, children, active learning, play, interactions, routines

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents