Author(s):
Saragoça, J. ; Verdasca, J. ; Oliveira, M. ; Rebelo, N. ; Candeias, A. A.
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9990
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Variáveis contextuais; Escola; Rendimento Escolar; Estudo Longitudinal
Description
É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada.