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Decisões docentes de caráter pré–ativo e interativo: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico

Author(s): Lopes, Maria da Luz Marques

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/26165

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Pensamento do professor; Planificação; Desenvolvimento curricular; Avaliação do Desempenho Docente; Supervisão pedagógica


Description

Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Nesta dissertação partimos da motivação que o professor é uma chave do sucesso por orientar os processos institucionais da educação. Situamos, por isso, no paradigma do pensamento do professor e na sua relação com a ação. Sendo o ensino uma atividade relacional e complexa que envolve pensamento e ação, os professores influenciam os alunos e são influenciados por eles. Deste dinamismo, resulta uma ideia forte - a decisão, que muitos reconhecem estar infiltrada no ensino. O professor do 1.º ciclo do Ensino Básico tem o dever de desenvolver o currículo, no contexto de uma escola inclusiva, mobilizando e integrando conhecimentos e capacidades necessárias para promover as aprendizagens. A sua ação desenvolve-se em função dos seus pensamentos, juízos e decisões. Com a entrada em vigor da Avaliação de Desempenho Docente, a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a valorização da profissão docente adquirem relevância. Este contexto sustentou o estudo empírico empreendido, que teve como objetivo caraterizar as decisões docentes de caráter pré-ativo e interativo numa amostra de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, em situação de Avaliação de Desempenho Docente. O estudo foi concretizado em dois passos. O primeiro revelou que os professores consideram que plano significa um guia que orienta a ação. O segundo confirmou que os professores pensam nos conteúdos e nas atividades para elaborar os seus planos, recorrendo às orientações curriculares.

In this dissertation, its core relies on the fact that the professor is the key to success in guiding the institutional process of education. It locates on the paradigm of the teacher’s thinking and his relationship with action. Teaching being a relationship and complex activity that involves thinking and action, the teachers influence on the students works both ways. From this dynamic, becomes the strong idea of decision, that many recognise being intrinsic on teaching. The professor of 1º ciclo Ensino Básico has the duty of developing the curriculum, on the context of an inclusive school, mobilizing and integrating the knowledge and capacities required to promote the learning. His action develops in function of his thoughts, decisions and judgements. With the coming of the new evaluation development method, the quality of the process of teaching-learning and the valour of the profession acquire some relevance. In this context sustains the empiric understanding, that has as an objective categorize the tutors decision of pre-active character and interacting in a sample of 1º ciclo Ensino Básico, in evaluation. It is a study that has already been done in two steps. The first revealed that the professors considerate that the meaning of the plan was a guide that oriented the action. The second established that the teachers thought in content and in activities to elaborate their plans towards the curricular guidance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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