Document details

A otimização do processo de fresagem na Indústria Portuguesa de Moldes e o seu contributo para a sustentabilidade da empresa e do ambiente

Author(s): Narciso, Filipe André da Silva

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1027

Origin: IC-online

Subject(s): Fresagem; Otimização do processo produtivo; Indústria de moldes; Sustentabilidade


Description

Dissertação de Mestrado em Gestão Empresarial apresentada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL, sob a orientação da Professora Doutora Susana Cristina Serrano Fernandes Rodrigues.

Esta investigação visa estudar a otimização do processo produtivo na fase da fresagem na Indústria Portuguesa de Moldes (IPM) para a injeção de plásticos, através da utilização de uma nova forma de fresagem (aumento do incremento lateral e axial da ferramenta) que contribuirá para a sustentabilidade da empresa (economia energética, economia de horas-máquina) e para a diminuição do seu impacto ambiental (redução da emissão de dióxido de carbono). Assim, a adoção de um novo processo de fresagem contribuirá para a competitividade da empresa através da utilização otimizada dos recursos energéticos e de mão-de-obra, assim como para a diminuição das emissões de dióxido de carbono (CO2). Durante o estudo foi analisada a informação secundária para contextualização e compreensão da IPM, designadamente numa das fases do seu processo produtivo – fresagem. Assim, o estudo decorreu numa empresa da Marinha Grande (Portugal) e incide sobre os moldes produzidos por esta em 2010. A partir de uma amostra probabilística aleatória estratificada, justificada pela diversidade de tonelagens dos moldes e pela representatividade dos resultados, realizaram-se simulações, através do uso do software WorkNc, utilizando duas estratégias de maquinação (a usualmente utilizada - convencional - e a proposta - sustentável) com o intuito de medir os tempos resultantes das simulações. Assim, obtiveram-se resultados que tornaram possível a análise comparativa de valores relativos às horas homem-máquina, aos consumos de energia e às emissões de dióxido de carbono (CO2). Os resultados, obtidos a partir da medição dos tempos das simulações relativas às duas fresagens (convencional e sustentável), mostram uma redução significativa nos tempos de simulação (mais de 2 meses úteis de trabalho) quando se opta pela fresagem sustentável, o que se reflete nas horas necessárias de homem-máquina, no consumo energético e na emissão de dióxido de carbono (CO2). Por outro lado, estes ganhos imediatos são acompanhados pela possibilidade de cumprir os prazos estipulados com os clientes, produzir mais moldes com os mesmos recursos e diminuir o impacto ambiental, aumentando a competitividade da empresa e melhorando a sua imagem junto dos stakeholders. Assim, a otimização do processo de fresagem e a consequente diminuição dos tempos utilizados, é importante pela economia na utilização dos recursos humanos e energéticos, contribuindo para o potencial competitivo da empresa e para a sua sustentabilidade ambiental.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents