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Avaliação dos indicadores de gestão numa indústria de processamento e comercialização de produtos cárneos

Author(s): Cara-Linda, Ana Catarina Paulo

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1074

Origin: IC-online

Subject(s): Sistema de gestão de qualidade e segurança alimentar; Qualidade alimentar; Segurança alimentar; Indicadores de gestão


Description

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

Com o decorrer dos anos aconteceram diversas mudanças relacionadas com o sector alimentar. Para atender a essas mudanças e por forma a garantir que os produtos produzidos fossem seguros e tivessem a qualidade pretendida pelo cliente, houve a necessidade de desenvolver regulamentos e mais tarde normas de certificação. Como tal, o número de empresas certificadas foi aumentando, uma vez que isso lhes atribuía a confiança dos consumidores, conduzindo-as à liderança no mercado. Surgem várias normas de certificação aplicáveis à área alimentar, sendo objeto deste estudo foca-se: a NP EN ISO 22000:2005, norma de certificação relativa à segurança alimentar, e a NP EN ISO 9001:2008, norma relativa à qualidade. Para que uma indústria alimentar tenha capacidade para ser certificada por estes dois sistemas normativos, é necessário que tenha um sistema de gestão de qualidade e segurança alimentar bem definido e estruturado. Neste sentido propõe-se desenvolver um estudo cujo objetivo principal é avaliar os indicadores de gestão de uma indústria alimentar. Pretende-se analisar em específico o cumprimento mensal dos indicadores de gestão estabelecidos no Plano Anual de Qualidade para o ano 2012, procurando também perceber algumas das razões que levaram ao incumprimento de alguns indicadores de gestão. Todos os dados foram fornecidos pelo departamento de qualidade e foram analisados através de relatórios e análises microbiológicas, análise do nível de satisfação dos clientes, análise de auditorias e análise de dados formativos. Os resultados indicam que a maioria dos indicadores de gestão cumpre com o objetivo estabelecido. Uma das razões do não cumprimento dos níveis de aprovação estabelecidos, de alguns indicadores, foi relativo às Boas Práticas implementadas na empresa, como tal, há necessidade de efetuar mais formações relativas a essa temática, ao longo do ano.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Assunção, José Miguel Pestana
Contributor(s) IC-Online
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