Author(s):
Fernandes, Nuno Gonçalo Raposo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1088
Origin: IC-online
Subject(s): Promoção turística; Canais de promoção; Canal eletrónico; Canal impresso; Atratividade percebida do canal; Eficácia percebida do canal
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
Nos últimos anos o mundo tem vindo a atravessar mudanças constantes a todos os níveis e que se desenrolam a um ritmo acelerado, desde alterações políticas, económicas, sociais e até ambientais. O turismo como atividade dinâmica, em constante evolução e adaptação ao meio, não foge à regra e atravessa paralelamente uma fase de mudanças estruturais. Deste modo, a informação que é oferecida pelos canais de promoção turística tornam estes cada vez mais decisivos na escolha dos destinos turísticos alterando o comportamento dos consumidores na decisão destes em “comprar” um destino, isto é, visitá-lo. A eficácia percebida da promoção depende da forma como os clientes compreendem e percecionam toda a informação que lhes é transmitida. Neste estudo a promoção turística dirigida pelo canal eletrónico diz respeito à promoção veiculada através dos meios internet e redes sociais, nomeadamente o facebook. Por sua vez, a promoção turística direcionada pelo canal impresso de promoção turística refere-se aos folhetos ou às brochuras Impressas. O estudo da atratividade e da eficácia dos canais de promoção é realizado para avaliar se existe relação entre a perceção que os turistas têm pela atratividade e eficácia dos canais eletrónico e impresso de promoção dos destinos turísticos. A técnica de recolha de dados de inquérito por questionário online aplicado neste trabalho permitiu identificar que quanto maior é a atratividade percebida do canal eletrónico menor é a eficácia percebida do canal impresso de promoção turística. No mesmo sentido, quanto maior é atratividade do canal de promoção maior é a eficácia percebida desse mesmo canal no âmbito da promoção dos destinos turísticos.