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OpenCL-MMP : codificação de imagens com sistemas com múltiplos núcleos

Author(s): Silva, João Filipe Crespo

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1383

Origin: IC-online

Subject(s): OpenCL; CUDA; Computação de alto desempenho; GPU; Múlti-núcleos; Speedup


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, com orientação do Doutor Patrício Rodrigues Domingues e coorientação do Doutor Nuno Miguel Morais Rodrigues e do Doutor Sérgio Manuel Maciel Faria.

Esta tese, no âmbito dos projetos “EPIC - Efficient Pattern-matching Image Compression on many-core systems” - PTDC/EIA-EIA/122774/2010 e “ OPAC - Optimization of patternmatching compression algorithms for GPU’s” - PEst-OE/EEI/LA008/2013, investiga a adaptação e otimização de um algoritmo de compressão de imagens assente na metodologia de correspondência de padrões para sistemas de processamento gráfico de alto desempenho, isto é, as placas gráficas (GPU). O foco principal foi a migração do algoritmo Multiscale Multidimensional Parser (MMP) para um sistema de múlti-núcleos utilizando CUDA e OpenCL. Esta dissertação foca particularmente a adaptação do algoritmo MMP ao paradigma OpenCL, onde foi necessário proceder a um estudo do algoritmo existente e identificar as funções que consumiam a maior percentagem de tempo de processamento e aferir a viabilidade de o transcrever para um paradigma de processamento paralelo. A principal ação detetada para efeitos de paralelização prende-se com as pesquisas que o algoritmo efetua sob um dicionário adaptativo na busca do melhor elemento que identifica determinado bloco. Esta pesquisa é efetuada durante a codificação dos blocos e na atualização do dicionário, no final da codificação de cada bloco. Para tal, foram criados quatro funções a executar pela GPU, denominados de kernels. Os dois primeiros kernels são executados durante a codificação dos blocos têm como objetivo devolver o melhor elemento do dicionário para cada partição do bloco. O terceiro e quarto kernels são responsáveis pela atualização do dicionário: um efetua o controlo de redundância dos elementos do dicionário e o outro fica responsável por atualizar o dicionário presente em memória da GPU. Os dois protótipos implementados, CUDA-MMP e OpenCL-MMP, permitiram ganhos de tempo na ordem de 2 a 10 vezes, mantendo a qualidade de compressão original. Estes resultados permitem concluir que os paradigmas de multi-núcleo permitem acelerar o desempenho das aplicações. Contudo, este desempenho apenas é conseguido com um estudo iterativo dos kernels e otimizando-os de forma a garantir o máximo de desempenho por parte da GPU.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) IC-Online
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