Author(s): Coelho, Steven
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1408
Origin: IC-online
Subject(s): Equipamentos de saúde; Issue tracking system; Departamento técnico; Vantagem competitiva
Author(s): Coelho, Steven
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/1408
Origin: IC-online
Subject(s): Equipamentos de saúde; Issue tracking system; Departamento técnico; Vantagem competitiva
Dissertação de Mestrado em Controlo de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
A constante evolução e diversificação dos equipamentos eletrónicos no sector médico tornam, cada vez mais difíceis, os procedimentos corretivos e preventivos realizados pelos departamentos de assistência técnica. De modo a poder melhorar a qualidade do serviço de assistência técnica, algumas empresas, leaders mundiais do sector, adotaram um sistema informático de apoio aos seus departamentos técnicos, designado por Issue Tracking System (ITS). Os ITS estão presentes em diversos sectores industriais, tal como o sector automóvel, aeronáutica, aeroespacial e informático. No entanto, raros são os ITS orientados para as empresas de apoio técnico do sector da saúde, sendo que os existentes, foram especialmente concebidos pelas próprias empresas de desenvolvimento de aparelhos médicos. Consequentemente, esses ITS não foram desenvolvidos para uma realidade multimarca e não estão adaptados aos mercados de língua portuguesa. Neste contexto, justifica-se a elaboração de um ITS em português, orientado para empresas que operam em equipamentos multimarca do sector da saúde, a sua implementação no sector e a avaliação das melhorias que tal ferramenta possa acrescentar no seio de um departamento técnico especializado em equipamentos de saúde, sendo esses, os principais objetivos deste Projeto. Os resultados preliminares do projeto indicam que um ITS multimarca, em português e orientado para o sector da saúde, pode melhorar os tempos de respostas das intervenções técnicas, permitindo assim uma redução dos custos do departamento e criando uma vantagem competitiva, vantagem essa, realçada em empresas de assistência técnica multimarcas.
The constant evolution and diversification of electronic equipments in the health care sector, makes increasingly difficult, the corrective and preventive procedures performed by technical support departments. In order to improve the quality of technical service, some companies, global leaders in this industry, have adopted an information technology system to support its technical departments, called Issue Tracking System (ITS). ITS are present in various industrial sectors such as automotive, aeronautics, aerospace and computer. However, there are very few ITS oriented for services of technical support in the health care sector, and the existing ones, have been specially designed by the very same companies of medical device development. Consequently, these ITS are not designed for a multi-brand reality and are not adapted to the Portuguese-speaking markets. In this context, it is appropriate to draw up an ITS in Portuguese, focused on multi-brand companies in the health care sector, its implementation in the sector and the assessment of the improvements that this tool can add within a specialized technical department of medical equipment, these, being the main objectives of this Project. Preliminary results of the project indicate that an ITS multi-brand in Portuguese and oriented to the health sector, can improve the intervention times of technical services, allowing a reduction of department costs and creating a competitive advantage, this advantage, highlighted in multi-brand organizations.