Document details

A sala de aula invertida (Flipped Classroom) na promoção da diferenciação pedagógica: uma experiência no 7.º ano de escolaridade

Author(s): Madruga, Matilde Lomba Malta

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2415

Origin: IC-online

Subject(s): Aprendizagem; Pedagogia diferenciada; Ensino de Línguas; Tecnologia educativa; Flipped classroom; Ensino básico do 2º ciclo; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e está organizado em três capítulos. No capítulo I – Enquadramento teórico, apresenta-se a evolução histórica da expressão Diferenciação Pedagógica e exemplos pedagógicos de democratização do ensino a nível internacional e nacional. Seguidamente, dá a conhecer o trabalho cooperativo e explana o conceito de Flipped Classroom inserido nos contextos escolares habituais (ensino superior). Por fim, revela exemplos de práticas de utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação no ensino das Línguas Estrangeiras mostrando as ferramentas mais usuais ou mais comuns. O capítulo II – Estudo empírico, apresenta o projeto desenvolvido numa turma de 31 alunos, do 7.º ano que se encontrava em iniciação à Língua Estrangeira II – Francês. Procurando experimentar o sistema Flipped Classroom numa unidade temática do programa da disciplina, no 2.º período do ano letivo 2015/2016. Neste capítulo apresenta-se a metodologia adotada. Optando-se pelo estudo de caso, explorou-se o fenómeno, limitado no tempo e na ação. Segundo o paradigma do professor investigador, o investigador encontrou-se no campo de trabalho, observou e emitiu os seus juízos de valor, interpretando os dados observáveis e recolhidos. No capítulo III – Apresentação e discussão de resultados, passa-se à descrição exaustiva da experiência de sala de aula invertida, na turma de 7.º ano visada e à apresentação e discussão dos dados recolhidos. Através destes dados, a investigadora construiu conhecimento que poderá beneficiar educadores/professores no exercício das suas práticas, mostrando, com este caso único, experimentações que poderão inspirá-los noutros contextos educativos/escolares com outros públicos específicos. Este estudo intensivo de um caso contém generalizações com aplicabilidade a situações escolares contemporâneas de larga abrangência.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Contributor(s) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents