Document details

Branding Massamá e Monte Abraão

Author(s): Barroso, Susana Guerreiro

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/2457

Origin: IC-online

Subject(s): Subúrbio; Imagem urbana; Identidade competitiva; Design de comunicação; Branding do lugar; População; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

A área de investigação da presente dissertação estende-se aos campos do branding e do design social. Tem como objetivo último a criação de uma imagem representativa da identidade suburbana de Massamá e Monte Abraão – concelho de Sintra, distrito de Lisboa – e, consequentemente, a sua utilização numa campanha de comunicação enquadrada pela Junta de Freguesia homónima. A dissertação e a respetiva componente propriamente projetual partem do seguinte problema: a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão ainda não encontrou uma forma reconhecível de expressar a sua identidade; apesar de nos depararmos com diferentes níveis de identificação; para muitos moradores e outra população que não a conhecem presencialmente, é um local sem uma imagem pública legível. Ao considerar determinadas cidades, vilas, aldeias ou até bairros, promovidos como dotados de carácter no âmbito de campanhas de comunicação, constata- -se que esses locais têm em comum o facto de possuírem, como ponto de partida, património histórico, monumental ou locais emblemáticos, bem como tradições culturais e gastronómicas vivas, enfim, todo um imaginário local com o qual a sua população se encontra familiarizada e é reconhecido sobretudo pelos visitantes. Massamá e Monte Abraão não dispõem destes elementos ou, ao nível humano, de massa crítica para valorizar socialmente o que tem, uma vez que o território sofreu um “boom” demográfico sobretudo a partir dos anos noventa, com a chegada de habitantes oriundos de todo o território nacional e também de outros países e continentes. Estes fatores deram origem a uma população tão diversificada quanto jovem, sem um corpo de referências comum que se considera, neste anteprojeto de branding, ser imperativo efetivar.

É com vista a preencher esta lacuna ao nível da comunicação que surge a presente proposta de dissertação. Partindo de tudo o que a União de Freguesias não tem, o desafio será perceber aquilo que esta tem para oferecer e que a define: o que tem que a possa caracterizar, distinguir, dignificar e que permita criar novas memórias e desenvolver no imediato um imaginário coletivo, que enuncie fatores de valorização e identificação da comunidade. Considera-se que procurar e estimular quotidianamente tal legibilidade identitária é importante para a autoestima da população que ali vive, bem como para transmitir uma imagem positiva da freguesia fora do seu perímetro de cativações mais restrito. O trabalho resultou num projeto de imagem assente na cultura visual local e que se concluiu na construção de uma identidade visual e suas aplicações iniciais; o conjunto de soluções entrevistas foi finalmente aferido através de uma inquirição pública que traz consigo um potencial de autocrítica porventura capaz de alimentar futuros desenvolvimentos dos resultados praticamente obtidos (newsletter e protótipos de peças complementares).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Caeiro, Mário Jorge da Câmara de Melo
Contributor(s) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents