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Os desportos de Inverno e o reposicionamento da oferta na Região de Turismo da Serra da Estrela

Author(s): Carvalho, Mário João Paulo de Jesus

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/495

Origin: IC-online

Subject(s): Marketing; Estratégia; Turismo; Desporto; Desportos Inverno; Esqui - Snowbord; Oferta Turistica; Marketing Territorial


Description

Dissertação de mestrado, apresentada ao Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo.

A presente dissertação de mestrado propõe-se tratar de uma forma científica a problemática da Atractividade Turística induzida pela oferta de infra-estruturas que permitem a prática dos Desportos de Inverno. A investigação que pretendemos desenvolver, pretende estudar o aumento da procura na Região da Serra da Estrela em função de um reposicionamento da oferta. Tentamos demonstrar a contribuição da atracção turística para o aumento e reforço da procura turística no destino Serra da Estrela. Esta atractividade contribuirá para diminuição da sazonalidade permitindo a criação e retenção de valor para as populações locais. Este estudo desenvolveu-se em duas fases. Na primeira, para além da pesquisa e revisão bibliográfica, procedeu-se à teorização conceituada das determinantes e envolventes, atractividade, animação, desporto e turismo. Numa segunda fase a percepção, analogia e dimensão dessa mesma relação entre a atracção turística e a ocupação das unidades hoteleiras da região. Assim, este trabalho pretende demonstrar que os destinos turísticos obtêm vantagens competitivas fruto dos investimentos e implementação de estruturas que potenciam os desportos de neve. Pudemos ainda concluir que este tipo de atractividade turística permite um reposicionamento da oferta, o que representa o aumento da procura caracterizada por segmentos de mercado mais interessantes do ponto de vista sócio-económico. Conclui-se também que esta atractividade cria e desenvolve uma nova oferta que gera uma nova procura que consegue assim gerar maior riqueza. Este aumento de riqueza para as populações locais é resultado de um aumento dos consumos per capita, como ainda do aumento do número médio de dias que os visitantes passam e usufruem nesta região.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) IC-Online
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