Document details

Lean Management - sistema de gestão aplicado à hotelaria

Author(s): Matos, Inês

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/663

Origin: IC-online

Subject(s): Gestão; Redução de custos; Lean management; Hotelaria; Hotel management; Reduce costs


Description

Dissertação de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria

O tema principal desta pesquisa está directamente relacionado com os modelos de gestão na indústria hoteleira. A motivação para esta investigação surgiu através da premissa que só através de cortes em salários e em mão de obra se consegue reduzir custos. Após uma breve análise da literatura existente em torno da temática de gestão e também da hotelaria, estabelecemos o objectivo de compreender se seria possível aplicar o modelo de gestão Lean Management ao turismo, mais especificamente à Hotelaria. Para atingir este objectivo, analisámos ao pormenor todo o sistema Lean Management, por fases fomos tentando aplica-lo aos diferentes departamentos de um Hotel. Posteriormente analisámos o estado actual do sector do turismo, a sua competitividade, o seu objectivo principal para a melhoria contínua, as suas oportunidades no futuro e o papel que este pode ter relativamente ao Lean Management. Este é um trabalho inovador dado que até ao momento este sistema ainda não é utilizado, na indústria hoteleira para reduzir custos e aumentar o nível de satisfação dos clientes. A metodologia adoptada teve por base as ferramentas utilizadas na implementação deste sistema em outro tipo de serviços e também na aplicação de um questionário realizado aos colaboradores do hotel em estudo, com o objectivo de averiguar a sua receptividade na implementação de um novo sistema de gestão e para estes apontarem as principais falhas dos procedimentos actuais. Os dados são tratados e apresentados no último capítulo do trabalho, procuramos desta forma a validação da proposta inicial. Finalmente, podemos verificar que os benefícios que esperávamos atingir revelam que a implementação do Lean Tourism permite a maximização da criação de valor para os clientes em todos os serviços. Com base no trabalho desenvolvido percebemos que este modelo de gestão poderá ser implementado em sectores económicos diversos, inclusivamente no sector que pretendíamos estudar.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents