Author(s):
Madeira, Ana Margarida Alexandre
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/701
Origin: IC-online
Subject(s): Responsabilidade social das empresas; Inovação; Capacidade de inovação; Rendibilidade; Empresas cotadas; Valor de mercado
Description
Dissertação de Mestrado em Finanças Empresariais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Na presente dissertação pretende-se estudar a divulgação de informação sobre a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) e a Inovação nas empresas cotadas na Euronext Lisboa e o impacto no seu desempenho financeiro. Numa altura em que a globalização surge como um desafio para as empresas, independentemente da sua dimensão, a redução de custos e a diferenciação não podem ser a única fonte de competitividade. O cenário recente de crise internacional impulsiona as empresas a inovarem na sua imagem para com os stakeholders e, assim, garantir o seu desenvolvimento e sustentabilidade financeira. Conceitos como a RSE e a Inovação, são já, assumidos como uma realidade pelos diversos intervenientes na gestão empresarial. Em termos académicos, constituem temas de investigação atual e em contante desenvolvimento. Este trabalho, de carácter exploratório, pretende obter evidência empírica sobre as práticas de divulgação de RSE e Inovação por parte das empresas não financeiras cotadas no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisboa e verificar a sua relação com o Desempenho Financeiro destas, através da análise da Rendibilidade, a Dimensão e o Valor de mercado, com base numa abordagem pelos recursos. Aplicando a metodologia de análise de conteúdo, em que a base do sistema de classificação são alguns dos indicadores definidos no modelo de relato de sustentabilidade empresarial proposto pela Global Reporting Iniciative (GRI) para a RSE, e um estudo realizado sobre a divulgação de despesas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nas empresas cotadas na Euronext Lisboa, para a análise dos indicadores de Inovação, verificamos a quantidade e a qualidade das informações empresariais divulgadas nos Relatórios e Contas destas empresas, durante o período de 2008 a 2010 e, desta forma, criarmos Índices de divulgação. A amostra inclui 40 empresas. Os dados são verificados através da realização da análise de correlação entre as variáveis dependentes e independentes, regressões lineares simples e múltiplas. Os resultados obtidos demonstram que quanto maior o Índice de divulgação de RSE maior a Dimensão da empresa e o seu Valor de mercado, tal como na análise aos seus SubÍndices. Quanto à Inovação, quanto maior a divulgação de Inovação, maior a Dimensão das empresas. Verificamos que a Rendibilidade não é relevante na explicação da RSE e da Inovação em Portugal, pois não foi encontrada qualquer relação. Um resultado igualmente relevante é o facto de a RSE ser superior em empresas com um Índice de divulgação de Inovação superior, do que em empresas com um Índice de Inovação inferior.