Author(s): Jacinto, Jacinta Maria Quitério
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/705
Origin: IC-online
Subject(s): Ensino superior; Indicadores de desempenho; Institutos politécnicos; Relatório de gestão
Author(s): Jacinto, Jacinta Maria Quitério
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/705
Origin: IC-online
Subject(s): Ensino superior; Indicadores de desempenho; Institutos politécnicos; Relatório de gestão
Dissertação de Mestrado em Controlo de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
Neste trabalho, começamos por abordar a questão da Nova Gestão Pública, uma vez que, atualmente, os conceitos e os instrumentos utilizados na gestão das entidades do setor público, nomeadamente, das instituições do ensino superior, tendem a aproximar-se dos do setor privado. Como o relato financeiro tradicional assenta, fundamentalmente, na preparação e divulgação de informação financeira, apresenta algumas limitações em termos de utilidade de informação. Surgem, assim, novas formas de relato, que visam permitir uma medição do desempenho das entidades. Neste sentido, o interesse pelos indicadores de desempenho tem vindo a aumentar em alguns países, Portugal não é exceção. Dedicamos uma parte do nosso trabalho aos indicadores de desempenho, quer em termos de conceitos, quer em termos de tipologia e analisamos alguns estudos realizados no âmbito da análise a relatórios anuais e a indicadores de desempenho no ensino superior, com o intuito de empreender o nosso estudo empírico. A outra parte do trabalho é dedicada ao estudo empírico, que consiste na análise de conteúdos aos relatórios de gestão dos Institutos Politécnicos Portugueses, no sentido de aferir qual o nível de divulgação de indicadores de desempenho por estas entidades. Verificámos que, em Portugal o nível de divulgação dos indicadores de desempenho, por parte dos Institutos Politécnicos, é bastante reduzido, quer em termos de relato obrigatório, quer em termos de relato voluntário. Constatámos que, embora esteja presente no normativo português referência à divulgação de indicadores económico-financeiros, uma grande parte dos Institutos Politécnicos Portugueses não divulga este tipo de informação no relatório de gestão, sendo os referentes à estrutura financeira os mais divulgados. No entanto, já se verifica a divulgação de indicadores de desempenho, em termos de relato voluntário, nomeadamente, o número de alunos por unidade orgânica, a definição dos objetivos estratégicos, a relação pessoal docente e não docente e os incentivos à qualificação do corpo docente. Tal demonstra que, no nosso país, ainda existe um longo caminho a percorrer no que diz respeito à preparação e divulgação de indicadores que permitam medir o desempenho dos Institutos Politécnicos.