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The WiIliam Blake Archive: da gravura iluminada à edição electrónica

Author(s): Lourenço, Isabel Maria Graça cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/12069

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Blake, William, 1757-1827 -- obra; Edição impressa; Edição electrónica


Description
The William Blake Archive: Da Gravura Iluminada à Edição Electrónica parte da análise do modo de produção da impressão iluminada criado por William Blake para demonstrar a forma como esse método e a materialidade do meio integram o significado da iluminura. Descreve-se em seguida a história da edição impressa da obra de William Blake nos séculos XIX e XX, reflectindo-se sobre a forma como a imagem biográfica e da obra foi construída pelos dispositivos tecnológicos e institucionais que separam imagem e texto. A amputação da página iluminada pela eliminação da imagem resultou numa recodificação bibliográfica, da qual dependeu a disseminação e canonização da sua obra. Esta história editorial da obra blakiana é enquadrada na história dos métodos e teorias da edição, incluindo a problemática da edição electrónica, essencial para a compreensão das práticas actuais. The William Blake Archive, um arquivo em construção desde 1996, institui um novo modelo editorial, que permite reunir as vertentes pictórica e verbal da página iluminada, na sua singularidade e na sua multiplicidade. A recuperação da integridade visual do objecto através do fac-símile digital assinala a conjunção entre um novo paradigma editorial e um novo contexto tecnológico. A análise da edição electrónica revela a função da estrutura hipertextual, da interface gráfica, da marcação textual e da codificação das imagens na simulação da materialidade e da historicidade do livro impresso iluminado. Pela sua capacidade de simulação documental, de metatextualidade crítica e de acumulação de ficheiros, este arquivo digital cria um novo contexto metodológico e científico para o estudo da obra de William Blake The William Blake Archive: Da Gravura Iluminada à Edição Electrónica starts from a detailed analysis of “Illuminated Printing”, the method created by William Blake to produce illuminated books. This approach aims to prove that the specificity and the materiality of the medium and of the method of production contribute to the meaning of the illuminated prints. The specific materiality of the illuminated print led to the editorial separation of verbal-component from pictorial-component in printed editions. Nineteenthand twentieth-century printed editions of Blake’s works are examined as a bibliographic recoding which helped to disseminate and canonize both author and work. This editorial history is placed in the context of methods and theories for critical editing. Electronical textual edition, which is essential to understand current editorial practices, is also considered. The William Blake Archive, a work in progress since 1996, provides digital facsimiles of the illuminated books. The Archive reunites the verbal and pictorial components of the plate, and simulates the integrity of the illuminated printed plate by displaying both the singularity and the multiplicity of the copies of different books. This electronic edition represents the conjunction of a new editorial paradigm and a new technological situation. Graphic user interface, hypertext structure, image encoding and textual markup are analysed as part of that editorial simulation. The ability of this digital archive to retrieve, simulate and display different types of documents in a metatextual critical environment is changing the way scholars read, examine and study the work of William Blake Tese de doutoramento em Letras, área de Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Inglesa), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Portela, Manuel
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