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Misturas betuminosas recicladas a quente em central : contribuição para o seu e...

Author(s): Baptista, António Miguel Costa cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10316/7372

Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Subject(s): Misturas betuminosas; Pavimento rodoviário; Reciclagem de misturas betuminosas


Description
Em Portugal, registou-se ao longo dos últimos vinte anos um forte investimento na construção rodoviária. Estando concluída grande parte da rede rodoviária nacional planeada, tem-se vindo a observar um natural abrandamento na construção de novas estradas e um aumento das despesas de conservação e reabilitação das estradas em serviço. A selecção do processo de reabilitação mais adequado deverá basear-se em critérios de ordem técnica, económica e ambiental. No que respeita à reabilitação de pavimentos rodoviários flexíveis, além das soluções tradicionais, existem outras técnicas de reciclagem do material proveniente das camadas betuminosas degradadas. A reciclagem a quente em central é uma das alternativas a que é apontado um maior potencial de crescimento em Portugal nos próximos anos. A reciclagem a quente em central, muito usada noutros países, além das evidentes vantagens de ordem ambiental, é, na maioria das situações, tecnicamente viável e economicamente vantajosa. Todavia, em Portugal identificam-se ainda poucas obras com recurso a esta técnica. Surge assim a necessidade da presente investigação, cujo objectivo principal era contribuir para o estudo e aplicação da reciclagem a quente em central, de modo a promover a sua implementação em Portugal. Na dissertação descrevem-se as principais técnicas de reciclagem de misturas betuminosas, sendo dado destaque à técnica estudada. No âmbito da formulação das misturas recicladas a quente, definem-se as características mecânicas fundamentais das misturas e descrevem-se os ensaios de caracterização mecânica e os principais métodos de formulação. Nos trabalhos experimentais estudaram-se misturas recicladas produzidas em laboratório e aplicadas em trechos experimentais. Os resultados dos ensaios de caracterização mecânica das misturas permitiram confirmar o bom desempenho das misturas recicladas a quente quando comparado com o das misturas sem incorporação de material fresado. Finalmente, propõem-se algumas recomendações a considerar na técnica de reciclagem a quente em central e apresenta-se um breve estudo económico que demonstra as suas vantagens em termos de custos. For the last twenty years a huge amount of road construction took place in Portugal. At the present time the most part of the National Road Plan is concluded and as consequence the network maintenance and rehabilitation is the present and future main concern for the administration. The decision about the appropriated rehabilitation solution should follow adequate criteria in terms of environment, technology and economical efficiency. For road maintenance purpose it is possible the use of reclaimed materials from the flexible pavement to rehabilitate. Hot mix recycled asphalt concrete in plant is one of the possible technical solutions that use the reclaimed material and is the one with more potential to be used in the years to come by the Portuguese industry in the rehabilitation of flexible pavements. As could be learned from several foreign experiences, hot mix recycled asphalt concrete in plant is a good solution for the most part of the flexible pavement rehabilitation solutions, in terms of simplicity of the technology needed, in terms of economical efficiency and, of course, in terms of environment protection. Nevertheless, the Portuguese industry didn’t use it very much for the last years. This fact underlines the importance of the present work, which main goal was the constitution of a tested state-of-art about that technique to support and promote its use in Portugal. In this work, besides the referred technique, all other main alternatives were described. In the part related with composition study of the hot mix recycled asphalt concrete in plant, definition of its main mechanical characteristics was made, as well the description of main mechanical characterization tests and the main methodologies to establish the composition of the material. In the experimental part of the work the behaviour of the material was analysed in laboratory and using trial sections. The study could confirm the excellent mechanical behaviour of the material when compared with other bituminous mixtures without reclaimed material. This thesis was finished with an analysis of the economical benefits of the use of hot mix recycled asphalt concrete in plant and the deliver of some production and lay down guidelines. Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Luís de Picado
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