Document details

Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada

Author(s): Alves, Mariana Gaio ; Varela, Teresa

Date: 2012

Origin: Revista Portuguesa de Educação

Subject(s): Artigos


Description

O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise. Palavras-chave Gestão escolar; Sistema educativo; Comunidades locais

This article discusses the relationship between schools and the educational communities to which they belong. In the first part, the issue is framed and analysed considering the evolution of organizational models of the Portuguese educational system; we also consider several contributions from research on the theme produced mainly in Portugal. The second part presents empirical data from a survey conducted throughout a questionnaire completed by all schools in the municipality of Almada. This survey corresponds to the exploratory stage of a Ph.D. research. The concluding note includes the systematization of the reflection produced in the article and points out future lines of research concerning the relationship between school and local communities. Keywords School management; Educational systems; Local communities

L’article se concentre sur le thème de la relation entre l’école et les communautés locales. Dans la première partie, la question est encadrée et analyse en considérant l’évolution des modèles d’organisation du système éducatif portugais et des nombreuses contributions de la réflexion et de la recherché sur le thème, produite principalement au Portugal, mais aussi ailleurs. La deuxième partie présente des données empiriques obtenues à partir d’un questionnaire d’enquête rempli par tous les établissements scolaires dans la municipalité d’Almada. Ceci correspond à l’étape exploratoire d’une recherché de doctorat. Pour conclure, on systématise des résultats de la réflexion produite dan l’article et on identifie des pistes de recherché qui permet une exploration plus poussée de la relation écolecommunauté locale. Mots-clé Gestion scolaire; Système éducatif; Communautés locales

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents