Author(s): Sardo, Anabela Naia
Date: 2016
Origin: Millenium
Subject(s): Articles
O universo, que circunscreve a obra da escritora portuguesa Ana Teresa Pereira, compõe-se de constantes e obsessivas enunciações, provenientes do diálogo que os textos estabelecem com a Literatura e com outras formas de Arte, um intercurso obsessivo, todavia coeso e revelador de uma excecional cultura que permite a construção de um mundo e linguagem muito especiais. Estes elementos constituem aquilo a que chamamos, adotando a expressão de Rui Magalhães, “sistema poético” pereiriano. Analisando a presença e ação de intertextos, que se manifestam de forma explícita, o objetivo deste artigo será refletir sobre a forma como se entrecruzam e interpenetram estes “mundos paralelos”, o universo pereiriano e o de “todas as artes”, essencialmente aquelas que circunscrevem as narrativas desta escritora (a Literatura, o Cinema, a Pintura e a Música), conduzindo a intertextualidade àquilo a que Rui Magalhães magistralmente apelidou “unitextualidade”.