Document details

Inclusão: utopia ou realidade

Author(s): Pinto, Joana da Silva ; Martins, Rosa ; Campos, Sofia

Date: 2013

Origin: Gestão e Desenvolvimento


Description

It seems unquestionable that we are now in the paradigm of inclusion. However, its operation is controversial. The authors are differently located in face of the great challenge, which is to build an inclusive education, into a society that is also intended to be that way. So a relevant role is assigned to the teachers and the parents, since they are in permanent contact with the obstacles and difficulties, which the inclusive model represents. This study aims to know and reflect about the prospects of special education, regular education teachers and parents for the inclusive practices of their schools. The methodology frames under the paradigm of a triangulated study, in which are covered both the qualitative and quantitative approaches. Through the interviews, and their analysis of content, the teachers revealed their perception about the school’s inclusive practices. It was also collected and analysed information set in the school’s guidance documents. Finally, the parent’s opinions about the school’s inclusive practices were collected through questionnaires and this data processed statistically. The results of this study reveal that the positions of special education and regular education teachers are generally equivalent. The issues that show the most significant differences are related to the knowledge about laws, the participation of students with Special Needs, the support provided by school and the collaboration between teachers. At last, it was observed that the parent’s participation in school is still very little active.

Situarmo-nos atualmente no paradigma da inclusão parece inquestionável. No entanto, a sua operacionalização é controversa. Os autores situam-se de formas diferentes face ao grande desafio que é a construção de uma educação inclusiva, inserida numa sociedade que se pretende também assim. Neste sentido, cabe aos professores e aos pais um papel de destaque, uma vez que que se encontram em permanente contacto com os obstáculos e dificuldades que o modelo inclusivo constitui. O presente estudo pretende conhecer e refletir acerca das perceções de professores de educação especial, do ensino regular e de pais quanto às práticas inclusivas das respetivas escolas. A metodologia utilizada enquadra-se no paradigma de um estudo triangulado, em que estão presentes as abordagens qualitativa e quantitativa. Através da realização de uma entrevista semiestruturada, e respetiva análise de conteúdo, os professores revelaram as suas perceções quanto às práticas inclusivas da escola. Foram também recolhidas informações a partir dos Projetos Educativos de Escola, procedendo-se à respetiva análise documental. Por último, através dos questionários realizados aos pais dos alunos com NEE, aferiram-se as suas opiniões quanto às práticas inclusivas das escolas, tendo estes dados sido tratados estatisticamente. Quanto aos resultados encontrados, verificou-se que as perceções dos professores de educação especial e do ensino regular são, de um modo geral, equivalentes. As questões em que se registam diferenças mais significativas dizem respeito ao conhecimento acerca da legislação, à participação dos alunos com NEE nas atividades escolares, aos apoios disponibilizados pela escola e à colaboração entre docentes. Por fim, também foi possível observar que a participação dos pais na escola é, ainda, pouco ativa.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents