Document details

Estágio supervisionado dos formandos de fisioterapia: percepção dos alunos sobr...

Author(s): Rosa, Carolina Meireles cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/1168

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): FISIOTERAPIA; ESTÁGIOS CURRICULARES; PHYSIOTHERAPY; INTERNSHIPS; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Description
A presente pesquisa investiga a percepção dos alunos do estágio supervisionado de fisioterapia sobre as oportunidades na sua formação acadêmica para o exercício da reflexão crítica. O professor reflexivo é capaz de reestruturar suas estratégias de ação pela compreensão do fenômeno ou pela maneira de formular o problema possibilitando ao aluno o exercício da reflexão crítica no seu processo de formação acadêmica. O Diário de Aprendizagem é um registro escrito que inclui a expressão individual do formando, sobre suas expectativas, dúvidas, percepções e pensamentos na relação com os outros e com o meio. Este estudo de caso incidiu no estágio supervisionado do Curso de Fisioterapia de uma Faculdade em Teresina no Piauí. Os participantes da pesquisa através do Diário de Aprendizagem dissertaram sobre as oportunidades da reflexão crítica no seu cotidiano. O resultado das análises dos diários aponta para o fato de que toda e qualquer mudança no ambiente de ensino-aprendizagem somente transcorrerá se o professor, peça fundamental no processo de construção do conhecimento, for um ser reflexivo, critico e que certamente compartilhará disso com seus alunos, propiciando aos mesmos situações de interação, processo este que possibilita que conheçam mais sobre si próprio e sobre a realidade que os circunda. Orientadora Científica: Graça Maria da Costa Bemposta de Moraes Rocha Co-Orientador Científico: Antonio Teodoro
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo