Document details

Inglês curricular e trabalho colaborativo no 1º Ciclo do Ensino Básico: Relato de uma experiência em contexto de Estágio Pedagógico

Author(s): Silva, Cláudia Cecília Moreira da

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10139

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Trabalho Colaborativo Docente; Inglês Curricular no 1º CEB; Articulação Interdisciplinar; Estudo de Caso; Collaborative Teaching Work; English Curricular in 1st CEB; Interdisciplinary Articulation; Case Study; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

O presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB, orientou-se pela finalidade de compreender possibilidades de desenvolvimento de dinâmicas de colaboração docente no 1º CEB, designadamente, entre o professor titular de turma e o professor de Inglês curricular, bem como eventuais constrangimentos condicionadores dessas dinâmicas. Teoricamente, o estudo apoia-se na convicção de que a colaboração entre estes professores promove o seu próprio desenvolvimento profissional, o desenvolvimento dos seus alunos e da própria escola. Tal convicção revela-se particularmente relevante face à recente introdução do Inglês como componente do currículo neste ciclo de escolaridade e à necessidade daí decorrente de articulação interdisciplinar envolvendo diferentes professores. Incidindo na minha experiência no âmbito do meu percurso em Estágio, a análise de dados empíricos sustenta-se numa metodologia eminentemente qualitativa, com recurso a análise documental (planificações didáticas, relatório de auto e heteroavaliação, relatórios de avaliação de atividades) e inquérito por entrevista (à professora titular de turma, à orientadora cooperante e ao meu par pedagógico). Em síntese, este estudo de caso indica que os docentes implicados não foram capazes de criar entre si dinâmicas de colaboração na aceção por mim assumida, nomeadamente, no que toca à planificação integrada e interdisciplinar do processo de ensino/aprendizagem. No entanto, os dados evidenciam a perceção de que o trabalho colaborativo é hoje essencial neste ciclo de escolaridade e abertura para investir no sentido da sua consolidação. Neste contexto, o professor de Inglês poderá desempenhar um papel determinante.

This present study, which took place in the scope of 1st Cycle Master Course Final Internship Report, was aimed at understanding the possibilities of the development of teaching collaboration dynamics within this cycle, namely between the homeroom teacher and the English teacher, as well as the possible conditioning constraints of these dynamics. Theoretically, this research was based on the conviction that collaborative work between these teachers promotes their professional development, pupils’ development and from the school itself. Such conviction proves to be particularly relevant due to the recent introduction of English teaching within this cycle’s curriculum and the resulting need for interdisciplinary articulation by involving different teachers. Focusing on my experience in the scope of my Internship, the analysis of empirical data is based on an eminent qualitative methodology, using documentary analysis (teaching plans, self-assessment and hetero-evaluation, activity evaluation reports) and an interview survey (to the homeroom teacher, to the cooperating advisor and to my pedagogical pair). In summary, this case study indicates that the teachers involved weren’t able to create collaboration dynamics as I had expected, particularly with regards to the integrated planning in the teaching-learning process. However, the data provides evidence of the perception that nowadays collaborative work is essential in this cycle and that there is a willingness to invest in its consolidation. In this context, the English teacher can play a determining role.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Canha, Manuel Bernardo Queiroz
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents