Document details

Relatório de Estágio

Author(s): Silva, Ana Luísa Santos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10205

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Educação; Criança; Investigação-Ação; Desenvolvimento profissional; Education; Child; Research-action; Professional Development; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório de estágio – requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – emerge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada e pretende espelhar os saberes e competências profissionais adquiridas pelas experiências vivenciadas nos dois níveis educativos: Educação Pré-Escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº79/2014 de 14 de maio). No decorrente documento serão apresentados os pressupostos teóricos e legais que sustentaram e fundamentaram as práticas educativas, que fomentou a aquisição e construção de saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais, da experiência e de investigação, promotores para o desenvolvimento de um perfil profissional de educador e professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumiu-se, assim, uma postura crítica, reflexiva e indagadora, centrada nas etapas da metodologia de investigação-ação que proporcionou um aperfeiçoar contínuo e transformador com impacto nas decisões e resolução de problemas emergentes da prática. A análise das práticas educativas revelam a metodologia construtivista que se adotou, considerando sempre a criança e o processo de aprendizagem como centro de toda a sua ação educativa, encarando-a como capaz na construção das suas aprendizagens, pelo que se deu oportunidade de ser interveniente ativo no processo de aprendizagem. De relevar que o percurso formativo, em ambos os contextos, proporcionou a construção de duplo perfil, permitindo consciencializar acerca das semelhanças e contrastes de cada contexto, edificado a partir dos processos de reflexão e da colaboração, imprescindíveis para o desenvolvimento de um profissional de educação. Com efeito, este Mestrado fomentou a compreensão da essência da missão de educar.

The present internship report - a partial requirement to obtain a master's degree in Pre-School and 1st Cycle of Basic Education - emerges within the scope of Supervised Educational Practice and intends to mirror the knowledge and professional skills acquired by the experienced experiences at both levels of Education: Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education (Decree-Law nº79 / 2014 of May, 14th). In the current document will be presented the theoretical and legal assumptions that supported and grounded educational practices, which fomented the acquisition and construction of scientific, pedagogical, didactic, cultural, experience and research knowledges, promoters for the development of a professional teacher profile and teacher of the 1st Cycle of Basic Education. Thus, a critical, reflective and inquiring stance was adopted, focused on the steps of the research-action methodology, pillars of professional development, which provided a continuous and transformative improvement with impact on the decisions and resolution of emerging problems of practice. The analysis of the educational practices reveals the constructivist methodology adopted, always considering the child and the learning process as the center of all its educational action, facing it as capable in the construction of its learning, for which it has given an opportunity to be an active intervener in the learning process. It should be noted that the formative course, in both contexts, provided the construction of a double profile, making it possible to raise awareness about the similarities and contrasts of each context, built from the processes of reflection and collaboration, essential for the development of an education professional. In fact, this Master course has fomented the understanding of the essence of the mission of educating.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marta, Maria Margarida Campos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents