Document details

Relatório de Estágio

Author(s): Leal, Sara Vanessa Moreira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10287

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Educação; Prática educativa; Reflexão; Metodologia de investigação-ação; Education; Educational practice; Reflection; Action-Investigation methodology; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A construção do presente relatório de estágio decorre da formação desenvolvida em contexto da ação docente, cujo objetivo assenta na apresentação e reflexão do trajeto percorrido nos estágios em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. Esta unidade curricular mobilizou um conjunto de saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e indagadora, conduziram ao crescimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais fundamentais à ação docente. O posicionamento reflexivo adquirido foi influenciado pelas interações pedagógicas de natureza colaborativa, muito presentes neste período de formação, e da metodologia cíclica da investigação-ação, fundada nos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. O desenvolvimento da capacidade de saber pensar e agir em contextos singulares favoreceu a resposta à diversidade, através da ação planificada e desenvolvida em torno dos ideais da igualdade de oportunidades e da inclusão. Na perspetiva de uma prática integrada, integradora e, deste modo, significativa, procurou-se que a criança tivesse um papel ativo na construção do seu conhecimento, dado ser o centro do processo educativo e cabendo ao docente o papel de orientação. Assim, este carácter reflexivo, pela problematização da prática, foi central neste percurso de formação inicial, tendo constituído um eixo basilar ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, contribuindo para a construção da sua identidade docente.

The foundations of this report lay on the experience acquired and developed during the training in a teaching context, in which the main goal was the presentation and reflection about the journey made during the internships in Pre-School Education and Primary Education, in the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice. This curricular unit has mobilized a whole set of scientific, pedagogical, didactional, cultural and investigation knowledges, that articulated with a critical and inquiring attitude, led to the growth of personal and professional knowledge and skills fundamental to the teaching activity. The reflexive positioning acquired has been influenced by all the pedagogical interactions of cooperative nature, present during this period of training and also by the cyclical methodical action-investigation founded in the observation, planning, action, reflection and evaluation processes. The development of the ability to know how to think and act in singular contexts favored the response to diversity through planned ation developed around the ideals of equal opportunities and inclusion. In the perspective of an integrated, integrative and thus significant practice, the child was sought to play an active role in the construction of his / her knowledge, since it is the center of the educational process and the role of the teacher is the guiding role. Thus, this reflexive nature, through the problematization of the practice, was central in this course of initial formation, having constituted a basilar axis to the personal and professional development of the masters, contributing to the construction of its teaching identity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents