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A utilização dos dispositivos móveis pelos consumidores in-store

Author(s): Coelho, António Pedro Modesto

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10302

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Mobile marketing; Mobile shopping; In-store mobile device behaviour; Consumidores; Retalhistas; Retailers; Consumers; Gestão


Description

16 valores

O mobile marketing envolve a comunicação e a promoção de uma oferta bi- ou multidirecional entre uma marca e seus clientes (Shankar, Venkatesh, Hofacker, & Naik, 2010) centrando-se nas mais avançadas tecnologias, as quais continuarão a evoluir ao longo do tempo (Pantano & Priporas, 2016). Neste contexto, os dispositivos e as aplicações móveis oferecem mais do que apenas a oportunidade de explorar um novo canal para chegar aos clientes (Ström, Vendel, & Bredican, 2014). Emerge, assim, como área promissora, o comportamento dos consumidores mobile, sendo necessário perceber melhor como estes estão a responder a este novo cenário de mobile shopping (Eastman, Iyer, & Thomas, 2013). Neste sentido, constituiu objetivo deste estudo, descrever o tipo de “mobile device behaviour” que os consumidores apresentam quando estão numa loja física. Tratou-se de um estudo exploratório, quantitativo, com recurso ao questionário eletrónico, que envolveu 263 sujeitos. Para a análise dos dados recorreu-se ao SPSS e análise de conteúdo. Os resultados apontam para um consumidor maioritariamente do sexo feminino, entre os 18 e os 24 anos, licenciada, que estuda. Compra, preferencialmente, vestuário e faz, no seu dispositivo fixo, compras entre 2 a 3 vezes por ano, sendo que no seu dispositivo móvel nunca as fez. Quando compra em loja física, uma vez por semana, utiliza o seu dispositivo móvel, a App da loja e gosta de tirar fotografias aos produtos para pedir opinião aos amigos. Aproveita o Wi-fi da loja para navegar nas redes sociais publicando fotos com os produtos. Verifica as avaliações ao produto e faz scan ao código para comprar na loja on-line da marca. Tendo como ponto de partida este “mobile device behaviour”, foi possível fazer sugestões que criam a possibilidade dos retalhistas proporcionarem uma experiência mais satisfatória aos consumidores.

Mobile marketing involves two- or multi-way promotion and communication of an offer between a brand and its customers (Shankar, Venkatesh, Hofacker, & Naik, 2010) focusing on the most advanced technologies, which keep evolving over time (Pantano & Priporas, 2016). In this context, device and mobile applications offer more than just the opportunity to explore a new channel to reach customers (Ström, Vendel, & Bredican, 2014). Emerge, as well as a promising area, the mobile consumer’s behavior, requires a better understanding of how they are responding to this new mobile shopping scenario (Eastman, Iyer, & Thomas, 2013). In this sense, this study aims to describe the type of "mobile device behavior" that consumers have when they are In-store. It is an exploratory and quantitative study, with the use of an electronic questionnaire and involved 263 subjects. The data analysis was done using the SPSS and content analysis. The results showed a consumer mostly female, between 18 and 24 years, licensed, still studying. Purchase, preferably clothing and in their fixed device purchases between 2-3 times a year, but in the mobile device never done. When shopping In-store, once a week, they use the mobile device, the App store and enjoy to take pictures of products to ask friend’s opinions. Take advantage of the store Wi-fi to browse social networks and publishing photos with the products. Check product evaluations and scan the code to buy in the brand on-line store. Starting from this "mobile device behavior," it was possible to make suggestions which create the possibility of retailers deliver more satisfying experiences to consumers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Magalhães, José Manuel de Oliveira
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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