Author(s):
Ribeiro, Fernando António de Bastos
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10311
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Gestão da informação; Mobildade; Colaboração; Segurança; Computaçãona nuvem; Collaboration; Security; Cloud computing; Information management; Mobility
Description
17 valores
A grande diversidade de dispositivos móveis e a crescente mobilidade dos utilizadores, num ambiente de trabalho colaborativo, coloca novos desafios para a gestão e segurança da informação. Este estudo analisa a forma como uma associação cultural implementou um sistema de gestão da informação baseado na nuvem. É descrita a problemática existente e a forma como a organização efetuou o levantamento de necessidades informacionais, definiu o plano de classificação e gestão da informação, instituiu um conjunto de regras e boas práticas a observar pelos colaboradores, implementou a plataforma colaborativa de gestão da informação na nuvem e conduziu a sua adoção pelos colaboradores. São detalhadas a funcionalidades oferecidas pela plataforma, a forma como os utilizadores foram formados na sua utilização e como essas funcionalidades foram assimiladas e integradas nas tarefas quotidianas desempenhadas pelos colaboradores. É feita uma análise crítica aos resultados da adoção do sistema de informação na perceção do valor da informação, nos processos de trabalho quotidianos, no trabalho colaborativo entre departamentos e com parceiros externos e no desempenho coletivo e individual.
The wide diversity of mobile devices and the increasing mobility of users, in a collaborative working environment, poses new challenges for information management and security. This study looks at how a cultural association has implemented a cloud-based information management system. It describes the existing problem and how the organization carried out the survey of information needs, defined the classification and information management plan, established a set of rules and good practices to be observed by employees, implemented the collaborative platform for information management in the cloud and led to its adoption by its employees. The functionalities offered by the platform are described, as also how users were trained in their use and how these functionalities were assimilated and integrated into the daily tasks performed by employees. A critical analysis is made of the results of adopting the information system in the perception of the value of information, in the daily work processes, in the collaborative work between departments and with external partners and in the collective and individual performance.