Document details

Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração

Author(s): Agostinho, Eliseu Daniel Vunge

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10312

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Competências; Contabilidade; Metodologias de ensino; Simulação empresarial; Skills; Teaching methodologies; Accounting; Business Simulation; Contabilidade


Description

16 valores

A evolução constante na nossa sociedade, os novos desafios que têm vindo a ser colocados às Instituições de Ensino Superior (IES), na formação de estudantes mais capazes e com competências mais valorizadas e necessárias para os empregadores, induz a necessidade de procurar alternativas complementares aos métodos de ensino tradicionais. O processo de Bolonha, também ele um indutor de mudança, colocou novos desafios aos Docentes e Discentes, pois o número de horas de contacto decresceu e com isso a necessidade de trabalho fora de aulas por parte dos alunos também aumentou substancialmente. Os Professores foram confrontados com a necessidade de se adaptarem às mudanças e com isso foram surgindo novos métodos de ensino. Desses métodos de ensino, que foram emergindo, iremos abordar na presente investigação, o método utilizado nas unidades curriculares de Projeto de Simulação Empresarial (PSE), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), como uma alternativa/complemento ao método tradicional que ainda é o único utilizado em muitos países, caso de Angola, país com fortes ligações a Portugal. A presente investigação pretende elencar e contribuir para a melhoria do ensino superior da contabilidade e da gestão no processo de reforço na aquisição de competências que os estudantes das licenciaturas do departamento de ciências económicas e de gestão do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), devem possuir chegados ao termo do seu processo de formação O objetivo da nossa investigação é demonstrar a utilidade deste método de ensino numa IES Angolana, o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). Na presente investigação realizámos questionários aos alunos do ISCAP e do IMETRO. Além dos questionários foram ainda realizadas entrevistas a Docentes do ISCAP e do IMETRO.

The constant evolution in our society, the new challenges that have been placed on Higher Education Institutions (HEIs), the training of more capable students and with more valued and necessary skills for employers induce the need to look for alternatives that are complementary to the Traditional teaching methods. The process of Bologna also an inducer of change posed new challenges to Teachers and Students, as the number of contact hours decreased and with this the need for out-of-class work by students also increased substantially. Teachers were confronted with the need to adapt to change and new teaching methods emerged. From these teaching methods, which emerged, we will address in the present research, the method used in the Business Simulation Project (PSE) course of the ISCAP, as an alternative / complement to the method which is still the only one used in many countries, in the case of Angola, a country with strong links to Portugal. The present research aims to highlight and contribute to the improvement of higher education in accounting and management in the process of reinforcement in the acquisition of skills that the students of the degrees of the department of economic sciences and management of the Institute Metropolitan Polytechnic Metropolitan of Angola (IMETRO), Must have reached the end of their training process. The main objective of our research is to demonstrate the usefulness of this method of teaching in an Angolan HEI, the Metropolitan Polytechnic Institute of Angola (IMETRO). In the present investigation, we carried out questionnaires to ISCAP and IMETRO students. In addition to the questionnaires, interviews semi structured, structured, open were also conducted with ISCAP and IMETRO.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi da
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents