Document details

Estratégias de comunicação interna

Author(s): Ventura, Maria Manuela Gonçalves

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/3099

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Comunicação interna; Estratégias de comunicação; Comunicação; Internal communication; Strategies of communication; Communication


Description

Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Assessoria de Administração Orientada pela professora Arminda Sá Sequeira

Comunicar é condição essencial do comportamento humano e das empresas. Desde os princípios da nossa existência que a Comunicação assume papel de primordial importância. A comunicação interna nas organizações (Guerra, P. et al 2001) é crucial para o desenvolvimento e consolidação de uma identidade comum a todos na Organização (pretende-se com a expressão «organização» englobar as empresas e as instituições com fins lucrativos ou não), pois entre outras funções, segundo Guerra (2005: 435), “a gestão da comunicação deverá garantir que desde a sua entrada, um novo funcionário incorpore um mapa interpretativo da Empresa, o mais coincidente possível com os restantes elementos da organização”. Neste contexto, com a presente investigação pretende-se verificar se os mecanismos de comunicação interna, num meio de comunicação social, mais concretamente no Jornal de Notícias, da empresa Global Noticias, Publicações, SA, pertencente ao Grupo Controlinveste, e através da auscultação aos seus colaboradores, são úteis, relevantes e eficazes e, com base nas respostas dadas, sugerir mudanças junto dos órgãos decisores que possam beneficiar a comunicação interna do meio.

From the beginning of our existence that communication takes an utmost importance, not only among human beings but enterprises as well. Internal communication (Guerra, p. et al 2001) is crucial for the development and consolidation of an organization‘s common identity (this term includes business and non-profit institutions), among other functions, according Guerra (2005:435), communication should be guaranteed and provide an organizational interpretative map to the newly employee which will enable him the nearest matching base with the rest of the staff of the organization. In this context, with this investigation, we want to establish if the internal communication, in a social environment, specifically the title Jornal de Notícias, belonging to Global Notícias, Publicações, S.A., of the Controlinveste Group, is useful relevant and efficient and, based on the answers obtained, make suggestions to the management that will benefit everyone.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira Barbosa
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents