Document details

Desenvolvimento de um Code Set para a escrita manual baseado na classificação internacional de funcionalidade versão crianças e jovens

Author(s): Barros, Diana Maria Moreira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/4760

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): CIF; CIF-CJ; Avaliação; Escrita; Core set; Code set; Técnica de Delphi; ICF; ICF-CY; Assessment; Handwriting; Delphi technique


Description

Compreender a funcionalidade de uma criança é um desafio persistente em contextos de saúde e educação. Na tentativa de superar esse desafio, em 2007, a Organização Mundial de Saúde desenvolveu a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ) como o primeiro sistema de classificação universal para documentar a saúde e funcionalidade da criança. Apesar de a CIF-CJ não ser um instrumento de avaliação e intervenção, tem, no entanto, a capacidade de servir de enquadramento para o desenvolvimento de ferramentas adaptadas às necessidades dos seus utilizadores. Considerando que no contexto escolar, a escrita manual encontra-se entre as atividades mais requeridas para a participação plena de uma criança, parece ser pertinente a definição de um conjunto de códigos destinados a caracterizar o perfil de funcionalidade de uma criança, no que se refere à escrita manual. O objetivo deste estudo foi, pois, o desenvolvimento de um conjunto preliminar de códigos baseado na CIF-CJ que possa vir a constituir um code set para a escrita manual. Dada a complexidade do tema e atendendo a que se pretende alcançar consenso entre os especialistas sobre quais as categorias da CIF-CJ que devem ser consideradas, optou-se pela utilização da técnica de Delphi. A escolha da metodologia seguiu a orientação dos procedimentos adotados pelo projeto Core Set CIF. De dezoito profissionais contactados, obtiveram-se respostas de sete terapeutas ocupacionais com experiência em pediatria, que participaram em todas as rondas. No total, três rondas de questionários foram realizadas para atingir um consenso, com um nível de concordância, previamente definido, de 70%. Deste estudo resultou um conjunto preliminar de códigos com 54 categorias da CIF-CJ (16 categorias de segundo nível, 14 categorias de terceiro nível e uma categoria de quarto nível), das quais 31 são categorias das funções do corpo, uma categoria das estruturas do corpo, 12 categorias de atividades e participação e 10 categorias de fatores ambientais. Este estudo é um primeiro passo para o desenvolvimento de um code set para a escrita manual baseado na CIF-CJ , sendo claramente necessário a realização de mais pesquisas no contexto do desenvolvimento e da validação deste code set.

Understanding the functioning of a child is a persistent challenge in the context of health and education. In order to try to bridge this gap, in 2007, the World Health Organization develop the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY) as the first universal classification system to document child´s health and functioning. Despite the ICF-CY is not a tool for assessment and intervention, as a classification system has the ability to serve as a framework for the development of tools tailored to the needs of its users. Considering that in the school setting, handwriting is among one of the most required activities one child needs to perform to participate fully, it seemed of great relevance to attempt to define a set of codes for characterizing feature profile of a child with regard to handwriting. So, the aim of this study was the development of a code set based on ICF-CY for handwriting. For the development of the code set it was chosen the Delphi technique, given the complexity of this issue and since it is intended to reach consensus among experts, about the categories of the ICF-CY that influence handwriting. The choice of this methodology was guided by the procedures adopted by the ICF Core Set Project (Stucki & Grimby, 2004). From the eighteen contacted professionals, responses were obtained from seven occupational therapists with experience in pediatrics, who participated in all rounds. Totally, three rounds of questionnaires were conducted to reach a 70% consensus level of compliance, which was previously defined. This work resulted in a preliminary set of codes with 54 categories of ICF-CY (16 second-level categories, 14 categories of third-level and 1 fourth-level category): 31 categories of body functions, 1 category of structures body, 12 categories of activities and participation and 10 categories of environmental factors. This study is a first step towards the development of a code set entirely based in the ICF-CY for handwriting, which requires further research in the development and validation of the proposed code set.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Trigueiro, Maria João
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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