Author(s): Catessamo, Malundo Fausto Congo
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/5148
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): N`Dalatando; PME; Empreendedorismo; Inovação
Author(s): Catessamo, Malundo Fausto Congo
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/5148
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): N`Dalatando; PME; Empreendedorismo; Inovação
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto-Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, para obtenção do Grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização, sob orientação de Orlando Manuel Martins Marques de Lima Rua, PhD
O objetivo fundamental deste trabalho consiste na análise das contribuições da inovação e do empreendedorismo no desempenho das pequenas e médias empresas (PME) da cidade de N’Dalatando, em Angola. Recorremos a uma abordagem quantitativa, combinando a análise documental com a estatística, tendo os dados sido recolhidos através de um questionário administrado às empresas registadas no Instituto Nacional de Apoio as Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), da Província do Kwanza Norte, o qual foi construído a partir do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS) e adaptado à realidade angolana e à especificidade do presente estudo. As empresas analisadas operam sobretudo no mercado local, apresentam um baixo nível de internacionalização. Todas as empresas introduziram inovações de produto, processo, organizacional e marketing, sobretudo do tipo incremental, desenvolvidas em cooperação com outras instituições. Por último, as empresas analisadas não receberam financiamento público para atividades de inovação, o que traduz a inibição na introdução de inovações radicais ou revolucionárias.
The main goal of this work is to analyze the contributions of innovation and entrepreneurship on the performance of small and medium enterprises (SMEs) in the city of N'Dalatando, in Angola. We’ve used a quantitative approach, combining documentary with statistics analysis, were the data collection has made through a questionnaire administrated to companies registered in the National Institute of Support to Small and Medium Enterprises (INAPEM), of Kwanza Norte province, built from the Community Innovation Survey (CIS) and adapted to the Angolan reality and to the specificity of the present study. The analyzed companies mainly operate in the local market and have a low level of internationalization. All companies have introduced product, process, organizational and marketing innovations, namely the incremental type, developed in cooperation with other institutions. Finally, the studied companies did not receive public funding for innovation activities, reflecting the inhibition of introducing radical or revolutionary innovations.