Author(s):
Silva, João Pedro Cardoso Ferreira da
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/5835
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Qualidade; Desperdícios; Melhoria; Desempenho; Quality; Waste; Improvement; Performance
Description
A situação económica instável vivida atualmente, aliada à crescente agressividade concorrencial obriga as organizações a evoluírem continuamente, melhorando a sua forma de trabalhar e de se apresentar ao mercado. Com a elaboração deste trabalho pretendeu-se analisar o processo de vendas, com maior enfoque no segmento de clientes Indústria, de modo a identificar possíveis desperdícios que ocorrem ao longo do processo, e criar um plano de ações corretivas e de melhoria, utilizando, para isso, ferramentas da qualidade. Neste relatório, descreve-se o processo atual na empresa, fazendo um estudo exaustivo ao mesmo. Com os dados recolhidos, desenvolveu-se um plano de ações para melhorar os vários processos com o objetivo de eliminar ou reduzir os desperdícios encontrados. Todas as ações corretivas que foram implementadas foram sujeitas a uma avaliação de desempenho, constatando-se uma melhoria do desempenho dos subprocessos tanto de forma quantitativa como qualitativa.
The actual unstable economic situation in tandem with the increasing aggressiveness in competitors requires companies to improve continuously, upgrading their working skills and the way to present themselves to market. The propose of this work was to analyse the company’s sales process, focusing in the Industry segment, in order to identify possible waste in the processes, and to create an action plan for improvement, using the quality tools. Initially the actual process was described, and a minute study was made to the currents procedures. With the collected data was defined an action plan to optimize all the sub processes with the goal to eliminate or reduce all the waste found. All the improvements that were implemented were subject to a performance evaluation to assess the results. All of them showed a performance improvement in the sub process, in a quantitative or qualitative manner.