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Programas de self-management em pacientes com DPOC: uma revisão sistemática

Author(s): Loureiro, Ana

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/709

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto


Description

Introdução: Programas de self-management têm como objectivo habilitar os pacientes com estratégias necessárias para levar a cabo procedimentos específicos para a patologia. A última revisão sistemática sobre selfmanagament em DPOC foi realizada em 2007, concluindo-se que ainda não era possível fornecer dados claros e suficientes acerca de recomendações sobre a estrutura e conteúdo de programas de self-managament na DPOC. A presente revisão tem o intuito de complementar a análise da revisão anterior, numa tentativa de inferir a influência do ensino do self-management na DPOC. Objectivos: verificar a influência dos programas de self-management na DPOC, em diversos indicadores relacionados com o estado de saúde do paciente e na sua utilização dos serviços de saúde. Estratégia de busca: pesquisa efectuada nas bases de dados PubMed e Cochrane Collaboration (01/01/2007 – 31/08/2010). Palavras-chave: selfmanagement education, self-management program, COPD e pulmonary rehabilitation. Critérios de Selecção: estudos randomizados sobre programas de selfmanagement na DPOC. Extracção e Análise dos Dados: 2 investigadores realizaram, independentemente, a avaliação e extracção de dados de cada artigo. Resultados: foram considerados 4 estudos randomizados em selfmanagement na DPOC nos quais se verificaram benefícios destes programas em diversas variáveis: qualidade de vida a curto e médio prazo, utilização dos diferentes recursos de saúde, adesões a medicação de rotina, controle das exacerbações e diminuição da sintomatologia. Parece não ocorrer alteração na função pulmonar e no uso de medicação de emergência, sendo inconclusivo o seu efeito na capacidade de realização de exercício. Conclusões: programas de self-management aparentam ter impacto positivo na qualidade de vida, recurso a serviços de saúde, adesão à medicação, planos de acção e níveis de conhecimento da DPOC. Discrepâncias nos critérios de selecção das amostras utilizadas, períodos de seguimento desiguais, consistência das variáveis mensuradas, condicionam a informação disponibilizada sobre este assunto.

Background: Self-management programs aim to enable patients with skills needed to carry out specific procedures to the disease. The last systematic review of self-managament in COPD was conducted in 2007, concluding that it was not possible to provide clear and sufficient information about recommendations on its structure and content. This review is intended to complement the previous review in an attempt to infer the influence of teaching self-management in COPD. Objectives: verify the influence of COPD self-management education programmes in several indicators of this disease, assigned to the patients health status and use of health care services. Search strategy: the search was conducted through PubMed and Cochrane Collaboration databases (01 January 2007 until 31 August 2010). Keywords: self-management education, self-management program, COPD and pulmonary rehabilitation. Selection criteria: randomized trials of self-management education programmes in patients with COPD. Data collection and analysis: two reviewers conducted independently the assessment and data extraction of each article. Results: four randomized studies were considered in self-management in COPD in which benefits on several outcomes have been reported: short to medium term quality of life, routine medication adherence, health resources utilization, control of exacerbations and reduction in symptoms. It seems not to have any influence in lung function and use of rescue medication, being inconclusive its effect on exercise capacity. Conclusions: self-management programs appear to have positive impact on quality of life, health services utilization, medication compliance, action plan and levels of awareness of COPD. Discrepancies in the criteria for selection of samples used, uneven follow-up periods, and consistency of the variables measured, restrict the information on this subject.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Pedro
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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