Document details

Relatório de estágio em 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Oliveira, Andreia Filipa Abreu

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/7410

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Pre-school teaching; Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Formação Profissional; Investigação-ação; Teaching the 1st Cycle of Basic Education; Professional training; Action-research; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente relatório de caráter formativo, no qual foi analisada sob uma holística crítica e reflexiva, a Prática Pedagógica Supervisionada da mestranda, nos dois níveis educativos aos quais se propõe a uma profissionalidade futura – Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sendo que o estágio em Educação Pré-Escolar decorreu com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos de idade e o estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 3.º ano de escolaridade, no Colégio Novo da Maia. Neste documento foi desenvolvida uma descrição, análise e reflexão das competências profissionais e pessoais que a estudante desenvolveu ao longo das suas intervenções decorrentes num processo de formação profissional. Para isto, foi exposta a ação educativa da estudante, sustentada em quadros teórico e conceptuais já desenvolvidos; nos normativos legais; e características dos contextos educativos, ambiente educativo e respetivas crianças/alunos. Neste sentido, a mestranda fundamentou as suas práxis desenvolvidas em dois contextos de estágio diferentes, na metodologia de investigação-ação, numa constante postura crítica, reflexiva, investigativa e indagatória, nas diferentes fases que caraterizam esta metodologia. Ao longo da realização dos dois estágios procurou-se uma construção e reconstrução contínua de aprendizagens potenciadoras de um crescimento profissional enquanto docente generalista e de práticas geradoras de aprendizagens mais significativas por parte das crianças e alunos dos diferentes contextos

For master degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, it was developed this report of formative character, in which was analyzed under a critical holistic and reflective, the Supervised Pedagogical Practice of the graduate student, in the two educational levels to which proposes to a future profession – pre-school education and teaching of the first Cycle of basic education. Being that the stage in pre-school Education was held with a group of children aged between four and five years of age and the stage in 1st Cycle of basic education with a class of the 3rd year of schooling at the Novo Colégio da Maia. In this document was developed a description, analysis and reflection of professional and personal skills that the student has developed along its interventions arising in the process of teacher training. For this, was exposed the educational action of the student, argued on theoretical and conceptual frameworks already developed; according to legal normative; and characteristics of educational contexts, educational environment and respective children/students. In this sense, the master substantiate their developed praxis in two contexts of different stage within the methodology of action-research, a constant critical, reflexive and investigative, at the various stages that characterized this methodology. Alongside the achievement of the two stages was a construction and reconstruction of continuous learning which will enhance professional growth while generalist faculty and generating practices that are learned by children and students of different contexts.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sá, Susana Tavares de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents