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Avaliação Diagnóstica e Diferenciação Pedagógica: dispositivos orientadores da aprendizagem

Author(s): Mouta, Ana Lúcia Caldeira da Silva

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/7641

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Evaluation; Avaliação; Diagnóstico; Diferenciação; Inglês Precoce; Evaluation; Diagnosis; Differentiation; Early English learning; Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação


Description

Este estudo teve como objetivo geral conhecer as representações de encarregados de educação e alunos sobre os contributos da avaliação diagnóstica para a implementação de estratégias de diferenciação pedagógica, nas aulas de Inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular, as quais contribuíram para compreender a relação existente entre estes dois conceitos e a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos Tratou-se de um projeto de investigação-ação que recorreu a uma metodologia de natureza qualitativa em que os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como através de observações realizadas antes e durante a intervenção na turma. O projeto teve como principais referentes teórico-conceptuais a literatura científica, produzida tanto em Portugal como no estrangeiro, que aborda as temáticas em estudo e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. A componente empírica do estudo desenvolveu-se com uma turma de vinte e três alunos e no contexto específico de ensino e aprendizagem de Inglês precoce, nas Atividades de Enriquecimento Curricular. O presente estudo contribuiu para se perceber a relação existente entre a avaliação diagnóstica e a diferenciação pedagógica, bem como a sua influência positiva no processo de ensino e aprendizagem.

The general aim of this study was to know the pupils’ and their parents’ representations about the contributions of diagnostic evaluation for the implementation of different pedagogical differentiation strategies, in the English classes within Atividades de Enriquecimento Curricular (Enrichment Curricular Activities), which have contributed to understand the existent relationship between these two concepts and the learning of pupils. iv The present action research study was based on a qualitative methodology using questionnaires, interviews and lesson observations before and during didactic intervention as data collection procedures. The conceptual and theoretical background of the project is sustained on the literature produced in Portugal and abroad, as well as on the legal framework in the portuguese educational system, regarding the studied topic. The empirical component was developed with a class of twenty three pupils and in the specific context of early English learning, within Atividades de Enriquecimento Curricular (Enrichment Curricular Activities). This study has contributed to a better understanding of the existent relationship between diagnostic evaluation and pedagogical differentiation, as well as its positive influence on the teaching and learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Canha, Manuel Bernardo Queiroz
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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