Document details

Ser Professora: à conquista de um sonho: Relatório de Estágio da Prática Educativa

Author(s): Sousa, Daniela Cristina Gomes de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/7712

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Cooperação; Desafios; Ensino e aprendizagem; Prática educativa supervisionada; Challenges; Cooperation; Teaching and learning; Supervised educational practice; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este relatório de estágio, inserido no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, apresenta-se neste momento como o culminar de um processo académico que se iniciou num primeiro ciclo de estudos, na Licenciatura em Educação Básica, e se complementou com o segundo ciclo de estudos, o Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se com este documento analisar reflexivamente o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, no âmbito da sua intervenção educativa em contexto do 1.º e 2.º CEB. Evidencia-se, num primeiro momento, o quadro referencial académico e profissional que sustenta e norteia a intencionalidade educativa inerente a toda a ação pedagógica da professora estagiária. Destaca-se, a nível académico, os pressupostos legais que orientam a formação profissional dos docentes e a prática educativa supervisionada. Salienta-se, a nível profissional, alguns princípios teóricos e práticos que guiam o professor para a sua ação, dando especial destaque à importância da reflexão, da investigação e da supervisão nos diferentes momentos da ação pedagógica. O segundo momento é dedicado à descrição das experiências educativas vivenciadas nos contextos educativos do 1.º e 2.º CEB, em cooperação com o par pedagógico. Procede-se, primeiramente, à descrição dos contextos educativos com objetivo de contextualizar as práticas educativas propostas e realizadas pela professora estagiária. A análise crítica e fundamentada acontece seguidamente e recai sobre a intervenção educativa dentro da sala de aula e a dinamização de projetos educativos contextualizados não só para as turmas, como para a escola e para toda a comunidade educativa. A realização deste documento conclui um momento da formação inicial de professores, mas fica a certeza de que a construção de aprendizagens não termina aqui, sendo este apenas o início de um longo caminho envolvido por um conjunto de desafios que culminarão sempre em aprendizagens.

This internship report, inserted within the course of Curricular Integration: Education and Training Report practice, is presented at this point as the culmination of an academic process that began in a first cycle of studies on Educação Básica Degree, and was supplemented with the second cycle of studies, the Master degree in Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico. It is intended with this document to reflexively analyze the professional development path of the graduate student, as part of her educational intervention in context of the 1st and 2nd cycle of basic education. Firstly, the professional and academical frame that supports and guides the educational intentionality inherent to any and every pedagogical action of this trainee teacher is presented. It is intended to stand out, academically, the legal requirements that guide the professional training of teachers and supervised teaching practice. At the professional level, some theoretical and practical principles that guide the teachers for their action are protrudes, with special emphasis on the importance of reflection, research and supervision in different moments of the pedagogical action. The second phase is dedicated to the description of educational experiences in educational contexts, in teaching pair cooperation, on the 1st and 2nd cycle of studies. We proceed with a description of educational settings in order to contextualize the educational practices proposed and implemented by the trainee teacher. Then is presented the critical and reasoned analysis on the educational intervention within the classroom and the promotion of contextualized educational projects not only for the classes, but also for the school and the whole school community. The accomplishment of this document concludes the initial teacher training period but is sure that the construction of learning does not end here, and this is just the beginning of a long road surrounded by a set of challenges that will always culminate in more learning experiences.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, José António
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents