Document details

Indisciplina na sala de aula e no ambiente escolar

Author(s): Gonçalves, Eugénia Augusta Machado

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/7738

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Causa da indisciplina; Autoridade do professor; Ineficácia da prevenção; Plano de intervenção; Causes of indiscipline; Teacher's authority; Ineffectiveness of prevention; Intervention plan; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A presente dissertação/trabalho de projeto pretende ser um contributo para uma abordagem científica de um problema que nos últimos anos ganhou dimensão e contornos diferentes, tornando-se um dos polos das preocupações dos professores, chegando mesmo a extravasar a escola, alargando-se aos variados setores da sociedade. O estudo teve como objetivo geral conhecer as representações dos vários atores educativos sobre a indisciplina na sala de aula, e no ambiente escolar, do 3º ciclo na escola em estudo. Ao analisar as relações interpessoais, pretende-se também compreender a relação entre os comportamentos de disciplina e as práticas pedagógicas dos professores. O planeamento da investigação foi feito de acordo com os conceitos e perspetivas recolhidas de autores de referência, com os documentos legais e enquadradores do problema e com as pesquisas já realizadas neste domínio. Optou-se por uma metodologia com um tratamento misto de natureza quantitativa/qualitativa desenvolvida através do método de estudo de caso. A pesquisa realizou-se por meio de inquéritos por questionário aos professores que lecionam o 3º ciclo, percecionando- se através das relações entre as variáveis um quadro da realidade da escola em estudo. Privilegiou-se igualmente a compreensão dos comportamentos tidos como indisciplinados, partindo da própria perceção dos sujeitos envolvidos, através das entrevistas semi-diretivas aos diretores de turma do 3º ciclo, coordenador dos assistentes operacionais, presidente da associação de pais e à diretora da escola. O estudo realizado permite reconhecer as dificuldades na relação pedagógica professor/aluno; o desrespeito pela autoridade do professor; a ineficácia das medidas preventivas; a ineficiência das medidas sancionatórias aplicadas; ausência da autoridade paternal; bem como a falta de estratégias convergentes por parte dos professores no controlo das causas da indisciplina. O estudo termina com a elaboração de um plano operacional de intervenção que tem como finalidade diminuir a indisciplina na sala de aula na escola X.

The following paper/project work aims to be a contribution to the scientific approach of an issue, that has recently been growing in dimension and reshaping its own features, thus becoming one of the major concerns of teachers as well as spreading to different sectors of our society. The goal of this study is to get to know the perspectives of the different educational actors involved in indiscipline, both within the classroom and in the school itself, involving 12- 15-year-old students ( the so-called "3rd cycle", in Portugal) in a specific school. By analysing interpersonal relationships I aim to fully understand the relation between undisciplined behaviours and the teachers' pedagogical practices. The planning of such investigation was made according to perspectives and concepts, not only of reference authors, but also of legal documents and research which has already been undertaken within this field. A study case methodology has been adopted with a dual character of both qualitative and quantitative nature. The research has been developed by questioning and interviewing teachers, and thoroughly analysing the variables result creating a realistic perception of the school at issue. The understanding of behaviours considered as undisciplined was favoured and seen through the perception of the people involved, by means of semi-directive interviews to class tutors, operational assistant coordinators, the president of parents' association and the school headmaster. This study enables us to recognise difficulties in the pedagogical relationship between teacher/students, the lack of respect for the teachers' authority, the ineffectiveness of preventive measures, as well as the inefficiency of the applied punishment measures, the absence of parental authority and the lack of converging strategies by teachers in controlling the causes of such indiscipline.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Delgado, João Paulo Ferreira
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents