Document details

O controlo interno na área de vendas e contas a receber

Author(s): Azevedo, João Paulo Alves de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/7776

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Controlo interno; Garantia do recebimento; Internal control; Income guarantee; Auditoria


Description

Com a sua evolução e crescimento as organizações necessitam, cada vez mais, de controlar e garantir os seus recebimentos, tendo o controlo interno um papel fundamental na consecução desse objectivo. Assim, é imperativo que estas organizações possuam um sistema de controlo interno alinhado e integrado em cada um dos processos internos, que são a base do seu negócio. Ao potenciar os seus recursos e ao garantir o controlo dos seus recebimentos, uma organização adquire uma potente ferramenta para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo, como é o caso das empresas de informática, objeto deste trabalho. Este relatório tem como objectivo principal uma análise e caracterização das práticas de controlo interno existentes, de forma a maximizar e controlar as contas a receber, numa área de extrema importância como é a área das vendas, clientes e dívidas a receber. De forma a conseguir atingir esses objectivos, neste trabalho serão abordados e revistos, na fundamentação teórica, os principais conceitos e definições relativos ao controlo interno e ao controlo e garantia dos recebimentos de uma empresa. Este estágio teve como objeto um grupo de três empresas de comercialização de material informático de apreciável dimensão, crescimento e complexidade (em número de clientes, número de documentos tratados e formas de recebimento). O modelo de cobranças e recebimentos abordados neste relatório, ainda que não esteja a funcionar a 100%, permite concluir, desde já, uma segurança, fiabilidade e eficiência acrescidas no sistema de controlo de recebimentos da empresa.

In the course of time organizations need, increasingly, to monitor and ensure their income. The key role in achieving this is the internal control. Therefore, it is imperative that these organizations have a system of internal control aligned and integrated in each of the internal processes that are the foundation of their business. Leveraging its resources and to monitor the income, an organization acquires a powerful tool to face an increasingly competitive world, as in the case of computer companies. The main objective of this work is the analysis and characterization of existing internal control practices, in order to maximize the income and control. These practices are crucial in sales, customers and debts receive. In order to be able to achieve these goals, in this report will be discussed and reviewed in the literature review, key concepts and definitions related to internal control and income guarantee of a company. This internship had as its object a group of three companies appreciably sized enterprises, growth and complexity (in number of customers, number of processed documents and forms of receipt). The model of collections and receipts covered in this report, although it is not working 100%, shows, already a safety, reliability and efficiency increased in the company's receipts control system.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Fernando Teixeira
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents