Document details

Estratégias defensivas em contexto nacional e comportamentos acionistas das empresas em situação de OPA

Author(s): Braga, João Paulo Almeida

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/7832

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Estratégias defensivas; Reação de preço; OPA’s; Aquisição hostil; Retornos anomais; Defense strategies; Abnormal returns; Price reaction; Hostile takeover; Contabilidade


Description

A compreensão do conceito de OPA é essencial de forma a entender o funcionamento das combinações empresariais. Esta dissertação tem dois objetivos. O primeiro objetivo tem a finalidade de perceber quais as estratégias defensivas mais eficazes em contexto de OPA. Foi através de um inquérito realizado a 192 empresas envolvidas em situação de OPA entre os anos 1991 e 2014. Através dos resultados das 14 respostas destaca-se que a Recompra de Ações é a estratégia defensiva mais utilizada, tanto em situações de defesas pré-proposta e pós-proposta. A defesa consegue evitar o sucesso, da proposta efetuada pela empresa adquirente, em mais de metade das situações em que é utilizada, tendo sido classificada como muito eficaz. 5 das operações foram de cariz hostil e 7 delas eram expectáveis pela Gestão. Em nenhuma das operações se verificou contraoperação e as áreas mais prejudicadas, pela iniciativa de OPA, foram as respeitantes ao tempo, Time-consuming, e estratégicas. O segundo objetivo tenta perceber o comportamento dos retornos médios anormais das empresas envolvidas numa OPA em face do respetivo anúncio preliminar. Seguiram-se as metodologias de Ball & Brown (1968) e Beaver (1968). Identificaram-se 100 operações compreendidas entre os anos 2000 e 2014. Através do resultado das 12 operações analisadas confirma-se que as empresas-alvo apresentam um retorno médio anormal superior ao das empresas adquirentes e que têm a tendência de acumular retornos médios anormais positivos, pelo contrário as empresas adquirentes têm a tendência de acumular retornos médios anormais negativos. Globalmente, as empresas reagem fortemente ao anúncio preliminar e apresentam uma tendência de ganho nos períodos circundantes e não-circundantes.

The comprehension of the concept of OPA is essential, in order to understand how business combinations work. This dissertation has two objectives. The first objective has the purpose to understand which are the most effective defense strategies in OPA situation. It was through an inquiry directed to 192 companies involved in OPA situation between the years 1991 and 2014. Through the results of the 14 answers obtained it is highlighted that Share Repurchase is the defense strategy most used, both in pre-bid and post-bid situations. The defense is able to avoid success, of the proposal made by the acquiring company, in more than half the situations used, having been considered as very effective. 5 of the transactions were hostile and 7 of them were expected by the Management. There was no counter-offer in none of the transactions and the most affected areas, by the proposal, were linked to time, Time-consuming, and strategic. The second objective tries to understand the behavior of average abnormal returns of the companies involved in an OPA towards the respective preliminary announcement. The Ball & Brown (1968) and Beaver (1968) methodologies were followed. 100 transactions were identified between the years 2000 and 2014. Through the result of the 12 analyzed transactions it is confirmed that the target companies show an average abnormal return higher than the one shown by the acquiring companies and have the tendency to accumulate negative average abnormal returns. Globally, companies react strongly to the preliminary announcement and show a win-tendency in the periods surrounding the preliminary announcement and in the periods non-surrounding the preliminary announcement.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, Luís Pereira
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents