Document details

Relatório de estágio de qualificação profissional

Author(s): Craveiro, Ana Rita Moita

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8278

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Reflexão; Metodologia de projeto; Relação família-jardim; Reflection; Methodology’s project; Relation kinder gardenfamily; Educação pré-escolar; Ensino do 1ºciclo do ensino básico; Desenvolvimento profissional; Investigação-ação; Preschool education; First basic cycle of education teaching; Professional development; Research-action; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional tem como objetivo relatar as dificuldades e conquistas pelas quais a mestranda passou durante a prática pedagógica supervisionada no pré-escolar, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório descreve algumas das atividades desenvolvidas, as estratégias de formação e desenvolvimento profissional às quais a mestranda fez recurso, bem como os diversos modelos curriculares onde se apoiou para criar o seu próprio modelo. A mestranda desenvolveu ainda as relações jardim-de-infância- família bem como as relações com a equipa educativa.

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report stage of qualification aims to report the difficulties and achievements for which the graduate student spent during supervised teaching practice in pre-school, during the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in Escola Superior de Educação do Porto. This report describes some of the activities, strategies for training and professional development to which the graduate student did feature as well as the various curricular models which relied to create her own template. The graduate student also developed relations kindergarden-family as well as relations with the educational team.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Na sequência da realização da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1ºCiclo do Ensino Básico, inserida no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, surge este relatório que apresenta o desenvolvimento da prática pedagógica em duas valências: em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo Ensino Básico. Este relatório explana as bases que sustentaram as ações da mestranda nos dois estágios de qualificação profissional. Sendo essas conduzidas pelo princípio metodológico investigação-ação tornando-se relevante no desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Neste sentido, a observação, planificação, ação e reflexão foram etapas que sustentaram o crescimento formativo da mestranda nos contextos de estágio. A mobilização e a articulação de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais, promoveram a construção de um perfil docente hábil na prática e na reflexão crítica. Deste modo, este percurso formativo permitiu a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem, pela prática refletida, estimulando a construção do conhecimento. Nesta compreensão, a mestranda desenvolveu conhecimentos na utilização de instrumentos que empreendem e mobilizam estratégias capazes de motivar os alunos e de responder com eficácia à missão da escola e às exigências sociais. Porém, além desta preparação para os desafios dos contextos, o professor deve ter sempre presente a necessidade da formação ao longo da vida, no sentido de acompanhar a evolução social e geracional.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Following the completion of the courses of Teaching Practice Supervised the First Basic Cycle of Education, inserted into de cycle in the Masters in Preschool Education and First Basic Cycle of Education Teaching, comes this report that presents the development of teaching practice in two valences: in Preschool Education and the First Basic Cycle of Education Teaching. This report explains the basis on which the graduate student expounded her actions during the two traineeships of qualification. Those were conducted by the methodological principle research-action, present during the whole process, being relevant to the graduate student’s personal and professional developments. In this sense, observation, planning, action and reflection or evaluation were steps that supported the graduate student training’s growth in the contexts of traineeship. The mobilization and articulation of scientific, pedagogical, didactic and cultural knowledge, promoted the construction of a skilled teacher profile in practical action and critical reflection. Thus, this formation process allowed the understanding of the process of teaching and learning practice reflected by stimulating the construction of knowledge. This way, the graduate student has developed expertise in the use of instruments that undertake and mobilized strategies to move worlds, as this is the world that she will have to face. Beyond preparation for the challenges of contexts, the teacher must have in mind the need for lifelong training, in order to keep up with social and generational evolution

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents