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Relatório de estágio de qualificação profissional

Author(s): Oliveira, Sara Isabel Carvalho

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8310

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Criança; Educação pré-escolar; Competências profissionais; Reflexão; Prática pedagógica; Desenvolvimento profissional; 1º CEB; Perfil duplo; Child; Preschool Education; Vocational skills; Reflection; Pedagogical practice; Professional development; 1st CBE; Double profile; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional, elaborado no âmbito da formação da mestranda em Educação Pré-Escolar, visa a descrição e reflexão da ação educativa desenvolvida ao longo deste processo formativo, explanando, também, as competências profissionais e pessoais construídas pela mesma. Este perspetiva a mobilização de pressupostos teóricos e legais que fundamentaram a prática pedagógica da mestranda, com recurso a estratégias que visam uma educação inclusiva e equitativa, atendendo às características das crianças, encaradas como co-construtoras das suas aprendizagens. Com base numa visão socioconstrutivista, são apresentadas as perspetivas pedagógicas que se propuseram a dar resposta às necessidades e interesses evidenciados, tendo em consideração a capacidade de pensar e agir no contexto educativo em que foi desenvolvido o estágio. Assim, revelou-se fundamental o recurso ao método de investigação-ação, em que o educador é investigador da sua ação, sendo um profissional crítico e reflexivo, que está aberto à mudança. Este relatório pretende dar a conhecer as técnicas e estratégias utilizadas para alcançar os objetivos e desafios propostos todos os dias, tendo em vista a melhoria da praxis educativa desenvolvida pela mestranda, conforme os dados observados, recolhidos e analisados. Procurase, também, expressar as suas aprendizagens, pensar sobre as mesmas e como estas influenciaram a prática profissional. O educador de infância deve manter uma postura atenta em relação ao grupo de crianças com quem exerce a sua profissionalidade, intervindo de forma adequada e ponderada e, assim, desenvolvendo competências pessoais e profissionais. Considerando os princípios apresentados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, este deve realizar formação ao longo da vida e avaliar constantemente a sua ação e adaptá-la, conduzindo a uma flexibilidade na tomada de decisões.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, procura apresentar uma descrição e análise reflexiva do percurso formativo da mestranda ao longo da sua prática pedagógica. Assim, são enunciados os referenciais teóricos e legais e os saberes pedagógicos que sustentaram a prática educativa da formanda, possibilitando-lhe, assim, o desenvolvimento de competências e saberes profissionais. O relatório irá explanar o processo de formação profissional da mestranda, integrando as suas conceções, os processos desenvolvidos e os resultados obtidos na sua prática, desenvolvendo o processo de ensino e de aprendizagem com base numa perspetiva socioconstrutivista, focada no desenvolvimento das aprendizagens e capacidades dos alunos e apoiada em princípios pedagógicos de outros modelos curriculares. Este processo formativo compreendeu a metodologia de investigação-ação, que se revelou fundamental para intervenções adequadas e em conformidade com as motivações e necessidades observadas. Neste sentido, revelou-se crucial uma postura observadora, indagatória, reflexiva, flexível e dinâmica, adaptando as suas estratégias e ações. A mestranda procurou, ao longo deste processo formativo, construir e reconstruir saberes pedagógicos, assumindo-se como investigadora da sua prática, estando presente ao longo do documento uma reflexão sobre a mesma, a fim de se compreender as competências profissionais e pessoais desenvolvidas.

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This internship report of professional qualification, prepared under the scope of the graduate’s student formation in Preschool Education, aims the description and reflection of the educational action developed along this formation process, explaining, as well, the professional and personal skills built by the same student. This report perspectives the mobilization of theoretical and legal assumptions that substantiated the student’s pedagogical practice, using strategies that aim an inclusive and equitable education, given the children characteristics, seen as co-builders of their learning. Based on a social constructivist view, the pedagogical perspectives that have tried to meet the needs and interests identified, are pointed out, having in mind the ability to think and act in the educational context in which the training period took place. Thus, it proved to be an essential feature of the method of action research, where the researcher is an educator of his action, being a critical and reflective open minded professional. Through this report the techniques and strategies used to achieve the daily proposed objectives and challenges are shown, with a view to improving educational praxis developed by a graduate student, based on the observed, collected and analyzed data. It is also expected to show the improved learning, think about it and realize its impact on the on going professional practice. It is considered that a nursery teacher should maintain a vigilant stance toward the group of children he is teaching intervening in an appropriate and reasonable way, always developing personal and professional skills. Considering the general principles presented in the profile of a professional early childhood educator, he is supposed to be a life learning person, constantly evaluating his /her actions and adapting them, leading to flexibility in decision making.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This internship report, carried under the supervised teaching practice in the 1st cycle of basic education, seeks to provide a description and reflective analysis of the formation of the master student throughout their teaching practice. So, are set out the theoretical and legal frameworks and pedagogical knowledge that supported the educational practice of the trainee, enabling him thus the development of skills and professional knowledge. The report will explain the training process of the master student, integrating their conceptions, developed processes and results in their practice, developing the process of teaching and learning based on a social constructivist perspective, focused on the development of learning and in the skills of students, supported by pedagogical principles of other curriculum models. This formative process included the methodology of action research, which proved it was essential for appropriate interventions and in accordance with the motivations and identified needs. In this sense, the observer, enquirer, reflective, flexible and dynamic stance was crucial, adapting it strategies and actions. The master student searched throughout this formative process, for construct and reconstruct pedagogical knowledge, assuming as a researcher of her practice being present throughout the document a reflection on it, in order to understand the professional and personal skills developed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques; Sá, Susana Marques
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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