Document details

Relatório de Estágio

Author(s): Gonçalves, Diana Sofia Sampaio

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8446

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Criança; Educação; investigação-ação; Perfil docente duplo; Child; Education; Research-action; double teacher profile; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e configura-se como requisito parcial para a obtenção de grau de mestre. Pretende-se, deste modo, que o mesmo evidencie o percurso formativo da mestranda de forma refletida e indagadora das experiências e competências desenvolvidas nos dois níveis de educação, com vista à construção de um perfil duplo. O documento integra os pressupostos teóricos e legais que fundamentam a prática pedagógica da mestranda em ambos os níveis educativos assim como a forma como estes foram mobilizados para a prática pedagógica, as características inerentes ao contexto educativo e os conhecimentos obtidos ao longo da mesma acerca das crianças e das suas individualidades e do meio envolvente. A metodologia de investigação-ação constituiu um pilar no decorrer da intervenção pedagógica, encontrando-se espelhada ao longo do presente relatório de estágio. Deste modo, a prática da mestranda obedeceu a um processo rigoroso assente na articulação das etapas inerentes à metodologia evidenciada: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta metodologia permitiu melhorar e enriquecer as intervenções pedagógicas, possibilitando um olhar crítico e indagador não só acerca das práticas mas igualmente sobre a Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma forma mais geral. Face ao indicado, a realização do estágio profissionalizante, desenvolvido em ambos os contextos educativos caracterizou-se por ser a força motriz para que a mestranda desenvolvesse competências pessoais e profissionais inerentes a um perfil docente duplo, construindo, desta forma, as primeiras etapas de um processo evolutivo e de aprendizagem gradual e constante compreendendo, assim, a importância e exigência de educar

This professional qualification report comes under the Course of Supervised Teaching Practice, which is part of the Master's curriculum in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education and is constructed as a partial requirement for obtaining a master's degree. It is intended, therefore, that the same reveals the graduate student's training path in a reflected form of developed experience and expertise in both education levels, with a view to achieve a double profile. The document integrates the theoretical and legal assumptions underlying the pedagogical practice of master student in both educational levels as well as how they were mobilized for pedagogical practice. The inherent characteristics of the educational context and the knowledge acquired along the time about children, their individualities and the surroundings environment. The research-action methodology is a cornerstone in the course of pedagogical intervention, lying spread throughout this traineeship report. Accordingly, the practice of graduate student followed a rigorous process based on the articulation of the steps inherent to the evidenced methodology: observation, planning, action, reflection and evaluation. This methodology allows to improve and enrich the educational interventions, enabling a critical and inquiring gaze seemed not only on the practices but also on Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, in a broader way. The achievement of the work experience, developed in both educational contexts characterized by being the driving force for the master student to expand personal and professional skills intrinsic to a double teacher profile, developing in this way, the first steps in the evolving process, a gradual and constant learning thus comprising the importance and need to educate.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents