Document details

Relatório de Estágio

Author(s): Araújo, Joana Alícia Soares

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8514

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): educação pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Socioconstrutivismo; Investigação-ação; Preschool Education; 1st cycle of basic education; social constructivism; Research-action; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando refletir acerca do percurso de formação da formanda. Ao longo das práticas a formanda adotou um paradigma socioconstrutivista, efetivando a sua prática através da observação, análise sistemática, reflexão crítica constante, planificação da ação, ação e avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação. Durante as suas práticas foi possibilitado à formanda aliar saberes teóricos à prática, e mobilizálos em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. Deste modo, é também no presente relatório que a formanda expressa as suas aprendizagens ao longo das suas páticas, a reflexão sobre as mesmas, bem como a forma como influenciaram a sua prática profissional. A formanda encarou a criança como ativa e competente, pretendendo que esse aspeto se refletisse nas suas planificações, guiando a sua ação segundo as características, interesses e necessidades de cada criança, intervindo, assim, de forma fundamentada. Neste sentido, tornou-se fulcral avaliar continuamente a sua ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de decisões em prol dos grupos de crianças.

This report was developed within the course of Supervised Teaching Practice inserted in Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, aiming to reflect on the path of formation of the trainee. Over the practices trainee adopted a social constructivist paradigm, affecting their practice through observation, systematic analysis, constant critical reflection, action planning, action and evaluation, relying on the research-action methodology. During their practices made possible the trainee to combine theoretical knowledge with practice, and mobilize them in a real context, developing a questioning and reflective attitude. Thus, also in this report that the trainee expressed their learning throughout their practice, reflection on them, and how influenced their professional practice. The trainee stared at the child as active and competent, pretending that this aspect is reflected in their lesson plans, guiding its action according to the characteristics, interests and needs of each child, intervened, so, with good reason. In this sense, it has become crucial to continually assess their action in order to adapt and allow greater flexibility in making decisions on behalf of groups of children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents