Document details

Relatório de Estágio de Elisabete Alexandra dos Santos Araújo

Author(s): Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8638

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico; Investigação-Ação; Processo de Ensino-Aprendizagem; Teaching of the 1st cycle of basic education; education of the 2nd cycle of Basic Education; Research-Action; Teaching-Learning Process; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

No âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foi soli, citado a elaboração de um relatório de estágio referente à Prática Educativa preconizada nos contextos referidos anteriormente. Nesta compreensão, a mestranda desenhou o esboço do seu percurso profissional, sustentado num quadro teórico concetual e legal, com a intenção de desenvolver saberes e competências na edificação de um perfil duplo na profissão docente. Neste sentido, a estudante recorreu à metodologia investigação-ação, tornando-se esta, o pilar que apoiou a Prática Educativa desenvolvida, proporcionando a articulação de saberes e atitudes orientadores, estando esta envolvida, essencialmente, por quatro etapas essenciais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Desta forma, os contextos de estágio demonstraram-se como um importante foco de aprendizagem, em que o processo de ensino-aprendizagem sustentava a intencionalidade educativa de desenvolver a construção autónoma e integral de cada aluno. Por fim, salienta-se a fundamental procura da formação profissional contínua ao longo da vida, uma vez que o ensino é um constante desafio ao profissional docente.

Within the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, integrated in the Master Degree in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education, it was requested to write a traineeship report on the Educational Practice preconized in the contexts formerly referred. In this understanding, the graduate student drew the outline of her career, sustained in a conceptual and legal theoretical framework, with the intention to develop knowledge and skills in building a double profile in the teaching profession. Accordingly, the student turned to the research-action methodology, becoming this, the pillar that supported the developed pedagogical practice, providing the combination of knowledge and guiding attitudes of her Educational Practice, being this mainly involved by four essential steps: observation, planning, action and reflection/evaluation. This way, the contexts of the traineeship demonstrated themselves an important focus of the learning, in which the process of teaching-learning supported the educative intention of developing the full and autonomous formation of each student. Finally, it is highlighted the key demand of continuing professional training throughout life, since teaching is a constant challenge to the teaching profession.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Maia, Cristina
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents