Document details

Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberes

Author(s): Leão, Marcelo José Coelho

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8686

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Prática educativa; Reflexão; Observação; Planificação; Desenvolvimento profissional; Educational Practice; Reflection; Observation; Professional development; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente Relatório de Estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste sentido, este documento espelha o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e contextualizadas, perspetivando a articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados no contexto concreto da formação do mestrando. Todo este processo, tanto o que se refere ao 1.º ciclo como o que respeita ao 2.ºciclo do Ensino Básico, efetivou-se no Agrupamento de Escolas Vallis Longus – na Escola Básica Valado e na Escola Básica Vallis Longus. O trabalho concretizado nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso e adequado às características específicas de cada nível educativo. Para isso, foi fundamental uma atitude profissional indagadora de caráter fortemente investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais e específicas de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada uma metodologia com características da investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades que iam surgindo na turma. Por fim, convém lembrar que todas as experiências vivenciadas ao longo da Prática Educativa potenciaram o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, refletindo este Relatório de Estágio a evolução do mestrando ao longo deste trajeto.

This Internship Report intends to reflect critically on what was done on the different educational contexts, under the scope of the curricular unit of Curriculum Integration: Educational Practice and Internship Report, which is part of syllabus of the Master in Teaching the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. This paper aims the achievement of the master's degree, qualifying the masters student for teaching in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. Thus, this document reflects the individual formative path, with reasoned and contextualized options, envisaging the articulation between the theoretical and practical knowledge, constructed and applied in the specific context of the masters student's formation. This entire process, whether it regards the 1st cycle or the 2nd cycle of basic education, was effected in the School's Grouping of Vallis Longus - in the Basic School of Valado and in the Basic School of Vallis Longus. The work accomplished in the aforementioned contexts aimed to develop skills associated to the know how to act in action, starting off a strict conceptual framework, adapted to the specific characteristics of each educational level. Therefore, it was essential to adopt an inquisitive professional attitude, with a strongly investigative and critical-reflexive character, that enabled to act intentionally in every situation, attending to the individual and specific needs of each child in a differentiated perspective. Throughout all the work, was adopted a methodology with the features of action-research, marked by constant moments of observation, reflection and evaluation, which allowed the planning of activities that would meet the needs that emerged in the classroom. Lastly, it should be remembered that all the experiences along the Educational Practice potentiated the development of personal and professional learning, reflecting this Internship Report the evolution of the masters student along this path.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, José António
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents