Document details

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Author(s): Carvalho, Sofia Raquel da Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8700

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Criança; Educação pré-escolar; Competências profissionais; Investigação-ação; Child; PreSchool education; Skills; Action research; Educação; Docente generalista; Desenvolvimento profissional; Investigação-ação; Education; Generalist teaching profile; Professional development; Research-action; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de qualificação profissional, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, do curso de mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como intenção evidenciar o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais da estudante no primeiro dos dois níveis educativos referenciados, a Educação Pré-Escolar. Este documento apresenta uma análise crítica e reflexiva do trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo do período de estágio, que teve como principal objetivo o desenvolvimento da sua autonomia e progressiva responsabilização pela ação educativa. A prática da estudante sustentou-se no quadro teórico-concetual construído ao longo do seu percurso formativo, nos normativos legais em vigor, nas características do contexto educativo em que a mestranda interveio e nos conhecimentos sobre cada criança, no sentido de desenvolver uma ação adequada e imbuída de intencionalidade. Importa ainda enfatizar a metodologia de investigação-ação, na qual a estudante fundamentou a sua práxis e desenvolveu os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. A utilização desta metodologia e as estratégias e instrumentos formativos, adotados ao longo do processo de desenvolvimento, fomentaram a transformação e a melhoria da prática educativa, através do desenvolvimento de competências reflexivas, investigativas e de questionamento. Este crescimento promoveu simultaneamente o desenvolvimento da estudante, tendo sido este apenas o início de um processo de aprendizagem que se deseja constante e sistemático, e a construção de aprendizagens por parte das crianças e alunos.

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Conducted within the Course of Teaching Practice Supervised, included on the professional master's degree in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, this professional qualification report , is intended to highlight the development by the student of personal and professional skills , in the first of the two educational levels referenced, Preschool Education. This paper presents a critical analysis and reflective of the work of the graduate student during the period of teaching practice supervised, which had as its main objective the development of autonomy and progressive accountability by the educational action. The practice of student sustained itself on the theoretical and conceptual framework built over their training, on the legal regulations in force, on the characteristics of the educational context in which the student intervened and knowledge about each child, in order to develop an appropriate action and imbued with intentionality. It is also important to emphasize the methodology of action research, in which the student based its practice and developed the processes of observation, planning, action, evaluation and reflection. The use of this methodology and formative strategies and instruments, adopted throughout the development process, fostered the transformation and improvement of educational practice, through the development of reflective, investigative and questioning skills. This growth simultaneously promoted the development of the student, and configured just the beginning of a learning process understood as constant and systematic, and the construction of learning by children.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de qualificação profissional foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no plano de estudos do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Intenta evidenciar o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais pela estudante nos níveis educativos já referenciados, visando a construção de um perfil docente generalista. Em primeiro lugar, fundamenta-se o desenvolvimento uma ação dotada de intencionalidade num quadro teórico-concetual, construído ao longo do percurso formativo da mestranda, nos normativos legais em vigor, nas características dos contextos educativos que integrou e nos conhecimentos sobre cada criança. Posteriormente, apresenta-se através de uma análise crítica e reflexiva, o desenvolvimento vivenciado pela discente ao longo dos períodos de estágio que visava promover a progressiva autonomia e responsabilização pela ação docente. A metodologia de investigação-ação foi fundamental na construção das bases do perfil profissional da mestranda pois alicerçou o desenvolvimento da práxis e estruturou os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Esta metodologia e as estratégias e instrumentos formativos que a integram e que se adotaram nos dois níveis educativos fomentaram a transformação e a melhoria da prática educativa, através do desenvolvimento de competências reflexivas, investigativas e indagadoras. O processo vivenciado promoveu simultaneamente o desenvolvimento da estudante e a construção de aprendizagens por parte das crianças, constituindo-se como a primeira etapa de uma aprendizagem ao longo da vida com vista à constante adaptação e transformação do conhecimento praxeológico.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This professional qualification report was developed within the ambit of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice, contemplated in the plan of studies of the professional master's degree in Preschool Education and in Teaching 1st Cycle of Basic Education. It intends to highlight the development, by the student, of personal and professional skills in the aforementioned educative levels, aiming the construction of a generalist teaching profile. Firstly, the development of an action endowed with intentionality, is based on a theoretical and conceptual framework, built along the formative path of the master's student, in the legal documentation in effect and in the characteristics of the educational contexts which integrated and knowledge regarding each child. Thereafter, shows through a critical and reflective analysis, the development experienced by the student throughout the internship periods, whose goal was the progressive autonomy and responsibility by teaching practice. The research-action methodology was instrumental in building the foundations of the professional profile of the masters student, as it grounded the development of the praxis and structured the processes of observation, planning, action, evaluation and reflection. This methodology and the strategies and formative instruments which integrate it, that were adopted in both educative levels, fostered the transformation and improvement of the educational practice through the development of reflective, inquisitive and investigative skills. The experienced process promoted, simultaneously, the development of the student and the construction of apprenticeships by the children, establishing itself as the first step in a lifelong learning in order to constantly adapt and transform praxeological knowledge.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Neiva, Manuel Fernando Gonçalves; Sá, Susana Marques
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo