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Impacto do estilo de liderança na satisfação no trabalho dos colaboradores

Author(s): Alves, Mariana Teixeira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8706

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Satisfação no trabalho; Liderança; Clima organizacional; Satisfacción laboral; Clima organizacional; Liderazgo; Gestão


Description

As organizações são compostas por pessoas e são essas pessoas que fazem das organizações aquilo que elas são. Snell e Bohlander (2010) chegaram à conclusão que a satisfação no trabalho contribui significativamente para o sucesso organizacional, pelo que é muito importante estabelecer um ambiente de trabalho próximo do ideal. O principal objetivo deste trabalho é perceber em que medida o estilo de liderança pode, ou não, influenciar a satisfação no trabalho dos colaboradores. Para isso, foi escolhida uma empresa de prestação de cuidados de saúde, que serviu como estudo de caso. Foi elaborada uma fundamentação teórica como base do trabalho, que teve como objetivo introduzir o tema e fazer um apanhado do “estado da arte” relativamente aos temas da Liderança e Satisfação no Trabalho, procurando ainda encontrar estudos que se debruçaram sobre a relação entre os mesmos, de forma a encontrar uma base teórica que suporte o presente estudo. De forma a avaliar o estilo de liderança presente na organização, foi aplicada a Escala de Avaliação de Estilo Gerencial (EAEG), desenvolvida por Melo (2004) e, para avaliação da satisfação no trabalho, foi utilizada a Escala Geral de Satisfação no Trabalho (EGST), desenvolvida por Warr, Cook e Wall (1979). A amostra do estudo consiste em 51 sujeitos, correspondendo a 58% do total de trabalhadores da empresa em estudo. Relativamente a resultados, foi possível comprovar que as dimensões de Liderança Relacional e de Tarefa têm um impacto significativo na satisfação no trabalho dos colaboradores, sendo que a Relacional é a que apresenta uma maior relação. Para além disto, foi possível comprovar que os trabalhadores se apresentam, no geral, satisfeitos no trabalho. Relativamente ao impacto que os fatores sociodemográficos possam ter na satisfação, não foi possível comprovar esta relação, provavelmente devido a limitações da amostra.

Las organizaciones son compuestas por personas y sin ellas no sería posible fundarlas. Snell e Bohlander (2010) llegan a la conclusión de que la satisfacción laboral contribuye de manera significativa para el éxito de la organización. Es, por eso, muy importante implantar un ambiente de trabajo próximo del ideal. El propósito fundamental de este trabajo es comprender en qué medida el estilo de liderazgo puede o no influenciar la satisfacción laboral de los trabajadores de la organización. Con tal finalidad, ha sido escogida una empresa de prestación de servicios de salud para el estudio de caso. Ha sido elaborada una fundamentación teórica a modo de base para el trabajo. Su principal objetivo fue no solo introducir el tema y recoger informaciones sobre el estado del arte en respecto a los temas del Liderazgo y Satisfacción Laboral, sino también descubrir estudios dedicados a la relación entre ellos, con objeto de encontrar una base teórica para soportar el estudio. De forma a evaluar el estilo de liderazgo que opera en la organización, ha sido aplicado el Baremo de Evaluación de Estilo Gerencial, desarrollado por Melo (2004) y, para la evaluación de la satisfacción en el trabajo, fue utilizado el Baremo General de Satisfacción en el Trabajo, desarrollado por Warr, Cook y Wall (1979). La muestra del ensayo engloba 51 individuos que corresponde a un total de 58% de los trabajadores da la empresa estudiada. Con los resultados obtenidos ha sido posible comprobar que las dimensiones de Liderazgo Relacional y de Tarea tienen un impacto significativo en la satisfacción del trabajo de los empleados. El Liderazgo Relacional fue el que demostró una relación más fuerte. Además, el ensayo ha permitido confirmar que la mayoría de los trabajadores demuestran que están satisfechos en el lugar de trabajo. En cambio, no ha sido posible comprobar la relación entre el impacto de los factores sociodemográficos y la satisfacción de los empleados. Esto debido a las limitaciones de la muestra.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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