Document details

Relatório de Estágio: O passado diz-me quem sou, o presente diz-me quem serei

Author(s): Moreira, Ana Isabel Rodrigues Mendes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8740

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Prática educativa; Processo de ensino e aprendizagem; Reflexão pós-ação; Investigação-ação; Educational practice; Tutorship and Learning Process; Post-action reflections; Action inquiry; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O Relatório que aqui se apresenta pretende espelhar, de forma crítica e reflexiva, a prática pedagógica desenvolvida pela professora estagiária, no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. A prática educativa, apoiada no estudo de várias obras e de referenciais teóricos e legais, permitiu revelar os sentidos da expressão ser professor nos dias hoje. É esse processo, são esses sentidos que aqui se relatam. O relatório compreende ainda a caraterização dos contextos da Escola Básica do Valado e da Escola Básica Vallis Longus, onde a professora estagiária exerceu a sua prática pedagógica. No contexto de sala de aula, foram realizadas intervenções nas áreas curriculares disciplinares de Português, de Matemática, de Ciências Naturais, de História e Geografia de Portugal e de Estudo do Meio (Ciências Sociais e Humanas). As reflexões sobre estas intervenções, sustentadas por referenciais teórico-práticos e por reflexões pós-ação, integram este relatório, separadamente. A professora estagiária participou igualmente em projetos, atividades e reuniões realizadas em ambos os contextos educativos. Este documento apresenta, ainda, o projeto de metodologia de investigação-ação desenvolvido pela professora estagiária num dos contextos educativos, intitulado As Lendas Lendárias da minha Terra!. Nas Considerações Finais, são apresentadas perspetivas sobre o futuro profissional e sobre a formação ao longo da vida, só possíveis de elaborar mediante as experiências, os desafios, as emoções e as aprendizagens vivenciados até ao momento.

The presenting report intends to mirror in a critical and reflective review, the pedagogical practice developed by the trainee teacher, under the course of Curriculum Integration: Educational Practice and Training Report, of the 2nd year Master in Teaching Cycles 1 and 2 of Basic Education. Educational practice supported by the study of various works, theoretical and legal references, led to reveal the senses of being a teacher these days. That’s the process, those are the senses that are here reported. This report still comprehends the context features from Escola Básica do Valado and from Escola Básica Vallis Longus, where the trainee teacher has exerted her pedagogical practice. In a classroom context, there were performed interventions on the disciplinary curriculum of Portuguese, Mathematics, Natural Science, History and Geography of Portugal and Human and Social Science. The reflections about these interventions, sustained by theoretical-practical references and by post-action reflections, integrate this report separately. The trainee teacher also joined and participated a variety of projects, activities and meetings accomplished on both educative contexts. This document presents, still, the methodological project of action inquiry developed by the trainee teacher on one of the educative contexts, entitled “As Lendas Lendárias da minha Terra!”. On the Final Thoughts, there are presented different perspectives about the professional future and the formation during life, only feasable by experiments, challenges, emotions and learnings experienced till now.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, José António
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents