Document details

Relatório de Estágio

Author(s): Pereira,Isabel Cristina Almeida

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8745

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Ensino básico; Prática pedagógica; Professor investigador e reflexivo; Desenvolvimento profissional, social e pessoal; Basic education; Teaching practice; Investigative and reflexive teacher; Personal and professional development; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento da professora estagiária. A prática educativa supervisionada decorreu entre outubro de 2013 e junho de 2014, desenvolvendo-se primeiramente com uma turma do 4º ano e posteriormente com uma turma do 5º ano. Este período teve por base um caráter investigativo e indagador que se pretende ver espelhado ao longo do documento, tal como a consciência de que a formação é um processo constante ao longo da vida. Sob um olhar crítico e reflexivo, articulando saberes práticos, teóricos e legais, descrevem-se as vivências e aprendizagens proporcionadas pelo período em questão, evidenciando-se não apenas os desafios e as conquistas, mas também as fragilidades e os obstáculos, assim como possíveis alternativas para a sua superação. Tendo em conta os aspetos supracitados, depreende-se a singularidade e o valor inquestionável do presente relatório de estágio, sendo que nele se encontram registados os contributos de um período de formação fundamental para o desenvolvimento profissional, social e profissional da mestranda.

This internship report, conducted for the subject of Curriculum Integration: Supervised Pedagogical Practice, on the 2nd year of the Master Teaching on 1st and 2nd basic education cycle, aims to present the developing process of the future teacher. The educational practice took place between October of 2013 and June of 2014, first with a class of the 4th year and thereafter with a class of the 5th year. This period was based on an investigative and inquisitive character that intend to be replicated in this document, as the awareness that training is an essential ongoing process. Under a critical and reflective perspective, the experiences and apprenticeship lived through the period in question are described, showing not only the challenges and achievements, but also the obstacles and weaknesses, as well as the possible alternatives to overcome them. With the aspects announced above, the value and uniqueness of this internship report appears unquestionable and in it are recorded the contributions from a period of unmatched training.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Susana Sá
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents