Author(s):
Alves, Gustavo da Silva
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9315
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Usuários vulneráveis; Mobilidade; Vulnerabilidade; Peão; Ciclista; Motociclista; Vulnerable users; Mobility; Vulnerability; Pedestrian; Cyclist; Motorcyclist; Infraestruturas
Description
A vulnerabilidade de peões, ciclistas e motociclistas dentro do sistema da mobilidade urbana é um quesito importante e está directamente atrelado a segurança, bem-estar e performance das cidades. A proposta desse trabalho é a análise da mobilidade dos usuários vulneráveis dentro dos perímetros urbanos das cidades de São Paulo e do Porto, bem como da sua inserção, conduta e comportamento no trânsito. Para tanto, estruturou-se um trabalho com a finalidade de confrontar características físicas, legislativas, comportamentais e culturais de ambas as cidades que de alguma forma manifestam impacto na vulnerabilidade de peões, ciclistas e motociclistas. Ao final, busca-se qualificar o cenário atual da mobilidade nas duas cidades e encontrar saídas para diminuir a exposição dessa classe de usuários.
The vulnerability of pedestrians, cyclists and motorcyclists inside the urban mobility system is an important requirement and is directly connected to security, comfort and performance of cities. The purpose of this assignment is to analyse mobility of vulnerable users within the urban perimeters of São Paulo and Porto, as well as their integration, conduct and behavior in the traffic system. Therefore, this text is structured in order to measure physical, legal, behavioral and cultural points of both cities, that somehow manifests impact in their vulnerability. At the end, seeks to qualify the current scene of mobility in both cities, and find ways to reduce the exposure of that class of users.