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Colegiado escolar como agente de gestão democrática

Author(s): Santos, Luciana Mendes dos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9485

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Colegiado escolar; Democratização; Gestão; Educação Básica; School Board; Democratization; Management; Basic education; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este trabalho analisa a relação entre a administração colegiada como agente de gestão democrática e a Gestão Escolar de uma escola da rede pública no Ensino Médio. Pretende-se realizar um diagnóstico das experiências do Colegiado Escolar, para proceder a uma análise crítica das mesmas. A investigação foi realizada no Colegiado Escolar no Centro de Ensino São Cristóvão localizado no município de São Luís - Maranhão, buscando identificar as características da gestão na referida unidade, bem como seu processo de tomada de decisão, aplicação de recursos financeiros e a participação de segmentos da comunidade escolar nesta realidade. A análise se baseia na teoria histórico-crítica da cotidianidade da escola para compreender os limites e as possibilidades que se abrem com a experiência do Colegiado Escolar na referida escola. Utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo com ênfase em um estudo de caso único, tomando como instrumentos de coleta de dados a observação direta e entrevistas não diretivas. Na parte final procedeu-se à aplicação de um questionário para um resultado mais próximo possível da realidade investigada através da triangulação dos dados qualitativos com o uso de métodos estatísticos e descritivos. Identificou-se que o Colegiado Escolar enquanto instância mediadora das práticas que se desenvolvem no ambiente escolar preenche uma lacuna na construção do exercício da democracia notadamente pela possibilidade de parcerias entre a escola e a comunidade. Embora esse segmento não seja o único espaço que possa contribuir com a participação da comunidade, ele poderá ser um grande aliado na construção coletiva das práticas escolares em busca de soluções conjuntas.

This paper analyzes the relationship between collegiate administration and democratic management agent and the School Management of a public school in high school. We intend to conduct a diagnosis of the experiences of the School Board to undertake a critical examination. The research was conducted in the Collegiate School in Saint Kitts located in São Luís Education Center - Maranhão, seeking to identify the management features to the unit as well as its decision-making process, implementation of financial resources and the participation of segments the school community in this reality. The analysis is based on historical-critical theory school of everyday life to understand the limits and possibilities that open up to the experience of the School Board in this school. We used a qualitative methodology with an emphasis on a single case study, taking as data collection instruments direct observation and non-directive interviews. In the final part we proceeded and the application of a questionnaire for a result closer to reality as possible investigated by triangulating qualitative data using statistical and descriptive methods. It was identified that the Collegiate School as the body mediating the practices that develop at school fills a gap in the construction of the exercise of democracy especially the possibility of partnerships between the school and the community. Although this segment is not the only space that can contribute to community participation, it can be a great ally in the collective construction of school practices in search for joint solutions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Delgado, Paulo; Moreira, António Jorge Reis
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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